Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Raquete do oponente não acompanha a bolinha

Olá, tentei achar a resposta pra minha dúvida em outros tópicos, mas nenhum solucionou.

A raquete do oponente não está deslizando conforme a posição y da bolinha apesar dessa instrução estar inclusa no código. Alguém pode me informar aonde está o erro? Obrigada desde já!

https://scratch.mit.edu/projects/769842098

2 respostas
solução!

Oi, Letícia! Tudo bem?

Podemos notar ao clicar no ator raquete do oponente e logo após isso, clicarmos na aba Fantasias (que fica entre as abas Código e Sons), que a raquete está descentralizada, pois se encontra distante do ponto central do seu plano, apontando pela seta vermelha na imagem abaixo:

Print de tela do Scratch em um plano de fundo inteiramente preenchido por pequenos quadrados que alteram continuamente e consecutivamente nas direções vertical e horizontal entre branco e cinza. No canto superior esquerdo se encontra um retângulo branco com altura superior a largura, representando uma raquete. Ao canto inferior direito se encontra um marcador representado por um circulo ao redor de dois pequenos segmentos de reta de tamanho igual, apontado por uma seta vermelha.

Devemos, então, mover a raquete e posicionar o seu centro no marcador central do plano, apontado pela seta vermelha da imagem acima. Dessa forma, devemos centralizar a raquete. Indico que repita o mesmo processo de centralização feito com o ator raquete do oponente com o ator minha raquete.

Após isso, devemos alterar o código do ator raquete do oponente, de forma que ele fique agora de acordo com o que é mostrado na imagem abaixo:

Captura do Scratch apresentando dois blocos de código, de forma que, o primeiro, localizado acima, seguindo o sentido vertical, possui os comandos seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicado, vá para x: 231 y:0. Já o segundo bloco de código, localizado abaixo do primeiro, possui os comandos seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicado, sempre, deslize por 0 segundos até x:231 y: posição y da bolinha

Devemos alterar também o código do ator minha raquete, porém apenas a parte apresentada na imagem abaixo:

Captura de tela do Scratch de um bloco de código constituído por 2 comandos, representados, seguindo a ordem de cima para baixo, por: quando bandeira verde for clicado, vá para x: -231 y:0

Após essas alterações, podemos notar que agora a raquete do oponente acompanha a bolinha e ela acerta a raquete bem no seu centro.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida basta comunicar!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

boa tarde Leticia, aparentemente esta tudo certo com a montagem do codigo, nao vi nada que pudesse causar tal erro, porem nos passos seguintes vai ser solicitado que vc subtraia 60 do valor da posiçao y para a raquete do seu oponente ter a chance de errar tambem. e aparentemente apos esse passo o jogo volta a funcionar normal.

eu indico que tente abrir um novo arquivo aproveitando que esta no começo do codigo e refaça os passos, com certeza algum detalhe que tenha passado batido vai ficar no arquivo antigo e vc vai conseguir seguir adiante. boa sorte.

qualquer nova duvida estou a disposiçao, bom estudo. espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software