1
resposta

[Bug] Python, modulo referenciado não encontrado.

Acompanhando as aulas de "Python e TDD" me deparei com o seguinte erro (Print do erro ), onde aparentemente não esta sendo possivel encontrar o modulo "codigo". Estava tendo este problema, então pensei que poderia algum erro meu, mas então baixei o projeto da aula disponibilizado pela Alura e estou encontrando o mesmo problema. A IDE que estou utilizando é o VSCode.

Alguém teria alguma ideia de como solucionar este problema ? Desde já agradeço.!

1 resposta

Olá Bruno, tudo bem com você?

Peço desculpa pela demora em responder o seu tópico.

Este tipo de problema pode ser causando quando tentamos executar os arquivos de teste sem utilizar a biblioteca Pytest. No seu caso, você está debugando o código, que é uma operação de varredura no seu código. E entra no mesmo caso que comentei, de estar rodando o arquivo de teste sem o Pytest.

Como você está utilizando a IDE VScode, caso tenha instalado todas as dependências corretamente, no menu lateral esquerdo do VScode existe um símbolo de um tubo de ensaio de laboratório. Clicando nesse ícone, ele abre a configuração de testes na IDE. Depois clicamos no botão azul que aparece, escrito Configure Python Tests.

Print que mostra lateral do menu do VS Code, que possui diversos ícones, incluindo o de um tubo de ensaio de laboratório.

Na parte superior do VS Code, vai aparecer uma caixa de texto pedindo para selecionar um framework ou ferramenta para teste. Basta selecionar o pytest.

Print que mostra a seleção de opções de frameworks ou ferramentas para teste do Python no VS Code.

Depois você deve indicar qual a pasta que contém os testes.

Print que mostra menu para selecionar a pasta que contém os testes no VS Code.

Na lateral esquerda vão aparecer os testes e para rodá-los basta clicar no botão com um triangulo.

Print que mostra menu lateral do VS Code com os testes e um botão superior em forma de triangulo para rodar os testes.

Porém, caso queira utilizar o terminal para realizar os testes, você pode usar o seguinte comando:

pytest .\tests\test_bytebank.py

Ou simplesmente:

pytest

Espero ter ajudado. Caso tenha mais problemas ou dúvidas, estarei à disposição para ajudá-lo.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.