1
resposta

[Bug] Projeto screenmatch

Alguém consegue me ajudar? estou tentando dar run no meu projeto, a compilação está ok sem erro mas, quando mostra o resultado, ele aparece o seguinte erro:

"Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException: Cannot invoke "br.com.screenmatch.calculos.Classificacao.getClassificacao(br.com.screenmatch.calculos.Classificacao)" because "classificacao" is null
    at br.com.screenmatch.calculos.Recomendacao.filtra(Recomendacao.java:6)
    at Principal.main(Principal.java:27)".

A principio ele mostra que o meu java class de recomendação não está de forma correta. Más ele não especifica nada quando abro o recomendação. Se alguém puder me orientar eu agradeço.

1 resposta

Olá Gabriel! Tudo bem?

Esse erro ocorre quando você tenta acessar um método ou uma propriedade de um objeto que ainda não foi inicializado, ou seja, seu valor é null.

No seu caso específico, o erro está ocorrendo porque o objeto classificacao está null no momento em que você tenta invocar o método getClassificacao() em br.com.screenmatch.calculos.Classificacao.

Para resolver esse problema, você precisa garantir que o objeto classificacao seja inicializado antes de ser usado. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Verifique a inicialização: Certifique-se de que classificacao está sendo devidamente inicializado antes de ser usado. Isso pode ser feito atribuindo a ele uma nova instância de Classificacao ou um valor adequado antes de chamar o método getClassificacao().

  2. Checagem de nullidade: Antes de chamar o método getClassificacao(), verifique se classificacao não é null. Por exemplo:

    if (classificacao != null) {
        classificacao.getClassificacao(...);
    } else {
        System.out.println("classificacao está null!");
    }
    
  3. Revisão do fluxo do programa: Revise o fluxo do seu programa para entender por que classificacao pode estar null em algum ponto do seu código. Talvez haja alguma condição ou lógica que está impedindo que classificacao seja inicializado corretamente.

Verifique esses pontos no seu código e faça os ajustes necessários. Isso deve ajudar a resolver o NullPointerException que você está enfrentando. Caso não consiga resolver, peço que compartilhe todo o seu código para que eu faça testes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.