Estou tentando rodar meu projeto Flutter e está dando esse erro. Acabei de fazer a instalação do Flutter 3.29.2, aguardo um retorno desde já agradeço pela atenção
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou tentando rodar meu projeto Flutter e está dando esse erro. Acabei de fazer a instalação do Flutter 3.29.2, aguardo um retorno desde já agradeço pela atenção
Bom dia, Diego! Tudo bem?
Pelo que dá para ver no print, seu código em si está simples e correto, então o erro provavelmente está relacionado à configuração do ambiente ou às dependências do projeto. Abaixo listo algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver o problema:
Abra um terminal (ou prompt de comando) e digite:
flutter doctor
Verifique se o Flutter está reconhecido e se não há pendências de instalação (por exemplo, se está faltando alguma ferramenta do Android SDK, se o Dart está corretamente instalado, etc.).
Dentro da pasta do seu projeto, rode:
flutter clean
flutter pub get
Verifique se você baixou a versão estável do Flutter ou se está em algum canal beta/dev que possa ter bugs. Você pode conferir e alterar o canal com:
flutter channel
flutter channel stable
flutter upgrade
Opa Guilherme executei os comandos que vc indicou mas ainda está dando esse erro, consegue me orientar ?
Opa Diego, verifica primeiro as versões do Java e do Flutter para ver se elas são compatíveis uma com a outra.
Para ver a versão do Java:
java --version
Para ver a versão do Flutter:
flutter --version
Depois que fizer isso, me mande as versões para eu analiser e ver se está correta ambas.
Quando eu rodo o comando flutter --version e encontra a versão quando eu rodo java --version ele não encontra.
Esse é o erro que acontece quando tento rodar o projeto
Assim está minha váriavel de ambiente
Boa noite, Diego! Tudo bem?
O erro ocorre porque seu ambiente Java (JAVA_HOME) está apontando para uma versão diferente daquela que o Flutter espera.
Para resolver o problema, siga estes passos simples:
Ajuste a variável JAVA_HOME:
Abra as Variáveis de Ambiente no Windows.
Edite a variável JAVA_HOME, alterando seu valor para apontar para o Java que vem junto com o Android Studio:
C:\Program Files\Android\Android Studio\jbr
Configure o PATH corretamente:
Ainda nas variáveis de ambiente, edite a variável Path adicionando uma nova linha:
C:\Program Files\Android\Android Studio\jbr\bin
Reinice agora seu terminal e execute novamente:
java --version
Se aparecer a versão é por que deu certo e você poderá executar esses comandos:
flutter clean
flutter pub get
flutter run
Assim é pro seu projeto voltar a funcionar normalmente.
Abri a pasta onde o Android está
Segue as variaveis de ambiente
Dei o comando java --version e mesmo assim não está achando.
Boa tarde, vendo agora. Tem o Java instalado no seu computador? Se não tiver, tem que instalar
Aqui está a configuração da variavel de ambiente
mas quando eu rodo o java --version ele não está encontrando
eu tenho o java instalado
Bom dia, Tudo bem? É, seria bom você mandar esse seu problema no discord. Lá eles vão te ajudar melhor e ter uma solução melhor. Desculpa qualquer coisa. Fique em paz!
Tenha uma ótima semana!