Estou com esse problema aí na imagem. No No canto inferior direito do VSCODE está mostrando o simbolo de bloqueado com a porta 5500
Como posso resolver?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com esse problema aí na imagem. No No canto inferior direito do VSCODE está mostrando o simbolo de bloqueado com a porta 5500
Como posso resolver?
Olá! Tudo bem?
Pelo que entendi, você está tendo problemas com o Live Server no VSCode, certo? Esse símbolo de bloqueado com a porta 5500 indica que a porta está sendo usada por outro processo, o que pode estar impedindo o Live Server de funcionar corretamente.
Isso pode estar acontecendo por conta de diversas coisas, mas devido à falta de informações eu vou deixar algumas possíveis soluções para o seu problema:
Uma solução para esse problema é tentar mudar a porta que o Live Server está usando. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo HTML que você está tentando visualizar com o Live Server, selecionar a opção "Open with Live Server" e, em seguida, selecionar a opção "Settings: Advanced Customization". Na janela que abrir, você pode mudar a porta que o Live Server está usando para uma que esteja livre.
Outra opção é verificar se há algum outro processo usando a porta 5500 e finalizá-lo. Para fazer isso, você pode abrir o Prompt de Comando (ou Terminal, se estiver usando um Mac ou Linux) e digitar o comando "netstat -ano | findstr :5500". Esse comando irá mostrar todos os processos que estão usando a porta 5500. Em seguida, você pode finalizar esses processos usando o comando "taskkill /PID [PID do processo] /F".
Ou você pode reiniciar o VsCode e Fechar as abas do Navegador relacionadas ao projeto e abrir tudo novamente usando a opção "Open with Live Server" que aparece quando clicamos com o botão direito sobre o arquivo.
Existe também a possibilidade de o caminho do documento index.html não estar na raiz do projeto, pois se ele estiver em alguma pasta o Live Server não vai conseguir ativar nenhum arquivo por não encontrar o documento principal.
Espero que essas soluções possam ajudar a resolver o problema que você está enfrentando. Se ainda tiver dúvidas, é só perguntar!
Espero ter ajudado e bons estudos!
Perfeito. Alterei a porta pra 8080 e deu certo. Muito obrigado!
Como consigo alterar a porta?
Olá Juliana, tudo bem contigo?
Para alterar a porta de acesso do Live Server seguindo passo a passo abaixo:

Live Server › Settings: Port, ou só o nome dela que é Port, quando encontrar ela clique no botão que tem abaixo dela, o Edit in settings.json, como mostra a imagem abaixo:

"liveServer.settings.port" para editar a porta e mude a porta para a qual desejar, e assim a porta será alterada, caso você queira ver isso acontecendo tente fechar o Live Server e o VsCode e tentar abrir um arquivo novamente com ele para ver se a porta mudou:

Em suma seria isso, caso precise estarei aqui!
Abraços e bons estudos.
Muito obrigada