Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] Problemas com .NET SDK

Bom dia,

Estava realizando todas as preparações para iniciar o curso, conforme os primeiras aulas mostram, onde inclui instalar o Microsoft Visual Studio. Porém, quando estava realizando a aula do primeiro programa "Hello World" percebi que no meu ambiente de desenvolvimento, no Solution Explorer, na minha Solution estava aparecendo "0 projects". Solution Explorer com 0 projetos

Fui tentar adicionar meus projetos manualmente, porém aparecia um erro Erro SDK Visual Studio

Seguindo as instruções, verifiquei no meu diretório e o SDK estava instalado la no diretório. Após isso, abri meu terminal para verificar se estava tudo certo, utilizando o comando "dotnet --version", só que aí que está o problema, não achou nenhuma SDK no terminal. SDK não encontrada no terminalSegundo algumas instruções que achei na internet, e também como solicitava no Microsoft Visual Studio, verifiquei as Variáveis de Ambiente -> Variáveis de Sistema, adicionando um PATH para o SDK, o que também não resolveu o problema.

Tentei reinstalar tanto o Microsoft Visual Studio, como também instalei manualmente tanto a versão 6 como a 7 do .NET, adicionando novamente os PATHs, porém, continuou com o mesmo problema, ou seja, não identificando no IDE nem no terminal.

Gostaria de saber se tem alguém que consiga me ajudar com esse problema, porque não sei mais o que fazer além disso.

Caso ajude, algumas versões do que estou utilizando

Windows 11

Microsoft Visual Studio 2022

.NET SDK 6.0.403

.NET SDK 7.0.100

Agradeço desde já quem poder ajudar.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
3 respostas

Bom dia Igor, tudo blz?

Você já fez alguns procedimentos vou sugerir você dar uma olhada nos links abaixo, pois acredito que tem um procedimento que pode ser útil:

https://stackoverflow.com/questions/46257393/msbuild-throws-error-the-sdk-microsoft-net-sdk-specified-could-not-be-found

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Após esse passo executa também este comando: %USERPROFILE%\.dotnet\tools. Se for interessante para você, podemos olhar junto a tarde no discord dos alunos. Blz?

Espero que ajude e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Boa tarde André, tudo certo?

Acessei o link que você mandou ali e fui tentando resolver com as soluções do pessoal e teve uma que funcionou, que foi a seguinte:

1. Desinstalar a carga de trabalho Desenvolvimento para desktop com .NET
  2. Desinstalar os SKDs que eu já tinha instalado
  3. Baixar e Instalar a versão x86 do SDK pelo site do .NET
  4. Testar no terminal usando o dotnet --version, que mostrou que identificou o SDK
  5. Instalar novamente a carga de trabalho para Desenvolvimento para desktop com .NET

Espero que isso ajude a outras pessoas que também estiverem com o problema.

Agradeço muito a sua atenção e agilidade em me responder André

Boa tarde Igor,

Que bancana que você conseguiu resolver e compartilhou com a galera!

Muito obrigado.

Att.