Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] Problemas com .NET SDK

Bom dia,

Estava realizando todas as preparações para iniciar o curso, conforme os primeiras aulas mostram, onde inclui instalar o Microsoft Visual Studio. Porém, quando estava realizando a aula do primeiro programa "Hello World" percebi que no meu ambiente de desenvolvimento, no Solution Explorer, na minha Solution estava aparecendo "0 projects". Solution Explorer com 0 projetos

Fui tentar adicionar meus projetos manualmente, porém aparecia um erro Erro SDK Visual Studio

Seguindo as instruções, verifiquei no meu diretório e o SDK estava instalado la no diretório. Após isso, abri meu terminal para verificar se estava tudo certo, utilizando o comando "dotnet --version", só que aí que está o problema, não achou nenhuma SDK no terminal. SDK não encontrada no terminalSegundo algumas instruções que achei na internet, e também como solicitava no Microsoft Visual Studio, verifiquei as Variáveis de Ambiente -> Variáveis de Sistema, adicionando um PATH para o SDK, o que também não resolveu o problema.

Tentei reinstalar tanto o Microsoft Visual Studio, como também instalei manualmente tanto a versão 6 como a 7 do .NET, adicionando novamente os PATHs, porém, continuou com o mesmo problema, ou seja, não identificando no IDE nem no terminal.

Gostaria de saber se tem alguém que consiga me ajudar com esse problema, porque não sei mais o que fazer além disso.

Caso ajude, algumas versões do que estou utilizando

Windows 11

Microsoft Visual Studio 2022

.NET SDK 6.0.403

.NET SDK 7.0.100

Agradeço desde já quem poder ajudar.

3 respostas

Bom dia Igor, tudo blz?

Você já fez alguns procedimentos vou sugerir você dar uma olhada nos links abaixo, pois acredito que tem um procedimento que pode ser útil:

https://stackoverflow.com/questions/46257393/msbuild-throws-error-the-sdk-microsoft-net-sdk-specified-could-not-be-found

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Após esse passo executa também este comando: %USERPROFILE%\.dotnet\tools. Se for interessante para você, podemos olhar junto a tarde no discord dos alunos. Blz?

Espero que ajude e, qualquer coisa, estamos à disposição!

Abraços e bons estudos 😄


Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Boa tarde André, tudo certo?

Acessei o link que você mandou ali e fui tentando resolver com as soluções do pessoal e teve uma que funcionou, que foi a seguinte:

  1. Desinstalar a carga de trabalho Desenvolvimento para desktop com .NET
  2. Desinstalar os SKDs que eu já tinha instalado
  3. Baixar e Instalar a versão x86 do SDK pelo site do .NET
  4. Testar no terminal usando o dotnet --version, que mostrou que identificou o SDK
  5. Instalar novamente a carga de trabalho para Desenvolvimento para desktop com .NET

Espero que isso ajude a outras pessoas que também estiverem com o problema.

Agradeço muito a sua atenção e agilidade em me responder André

Boa tarde Igor,

Que bancana que você conseguiu resolver e compartilhou com a galera!

Muito obrigado.

Att.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software