1
resposta

[Bug] Problemas com BOTÃO ou Protoboard

Olá, tenho alguns problemas que suspeito que seja relacionado os botões. Queria tirar a certeza.

Bem Tenho esses botões de 4 perninhas. Comecei testando pelo modo INPUT_PULLUP(no GND), e no retorno mostrava alternância entre 0s e 1s, de maneira aleatória. Os clicks não faziam diferença, embora se apenas encostasse no botão sem clickar, as vezes mudava. Testei no 5V, nada, testei com o INPUT(sem pullup) com caminho extra no 5V com o Resistor de 10k, dava o mesmo sintoma, testei novamente com o INPUT_PULLUP(no GND como sempre) e ainda ficava aleatória, mas só agora e o botão funcionava... as vezes, porem voltava para o 1 de maneira aleatória, as vezes voltando para 0 sozinho como antes. Testei várias colunas da protoboard, e vários botões, fazendo curto direto com um cabo era mais consistente, mas os 0 e 1 ainda mudava de um para outro aleatoriamente(com menos frequência), gostaria de saber se é comun de acontece e devo comprar uma proto nova(assim comos os botões)? ou pode até mesmo ser da placa do arduino? SETUP, Tenho um UNO REV3, Protoboard genérico sem marca....

1 resposta

Olá Roy!

Entendo que você esteja enfrentando alguns problemas com os botões em seu projeto utilizando o Arduino. Vou tentar te ajudar a encontrar uma solução.

Pelo que você descreveu, parece que você já tentou diferentes configurações e ainda está enfrentando instabilidade nos valores lidos pelos botões. Isso pode ser frustrante, mas não se preocupe, existem algumas coisas que você pode tentar para resolver esse problema.

  • Primeiro, verifique se as conexões dos botões estão corretas. Certifique-se de que as perninhas do botão estão conectadas aos pinos corretos do Arduino e que não há nenhum curto-circuito ou fio solto.

  • Além disso, você mencionou que testou diferentes modos de entrada, como INPUT_PULLUP e INPUT com resistor externo. Uma alternativa que você pode tentar é utilizar um capacitor de desacoplamento entre o pino do botão e o GND. Isso pode ajudar a estabilizar o sinal e evitar leituras incorretas.

  • Outra coisa que você pode fazer é adicionar um pequeno atraso (delay) após cada leitura do botão. Isso pode ajudar a evitar leituras rápidas e instáveis.

Quanto à possibilidade de comprar uma nova protoboard ou se o problema pode ser da placa do Arduino, é difícil dizer com certeza sem mais informações. No entanto, antes de comprar uma nova protoboard ou suspeitar da placa do Arduino, tente seguir as sugestões acima e veja se isso resolve o problema.

Espero que essas dicas te ajudem a solucionar os problemas. Lembre-se de sempre verificar as conexões e testar diferentes configurações. Se ainda assim o problema persistir, não hesite em voltar aqui para mais orientações.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software