6
respostas

[Bug] problemas com ativação venv

estou com problemas, o meu venv não activa conforme o meu print Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Boa tarde, Martinho! Tudo bem?

Não se preocupe, não há nenhum problema no seu ambiente, o que está acontecendo é que o executável activate.bat apenas vai iniciar o ambiente virtual em um terminal Prompt de comando (CMD), que é o terminal padrão e antigo do Windows.

No seu caso, você está o usando o novo terminal do Windows o Powershell. É possível perceber se você está usando o CMD ou o Powershell analisando o começo da linha do terminal, se existem as palavras "PS" é Powershell, caso não, será o CMD.

Enfim, para poder iniciar um ambiente virtual Python no terminal Powershell basta você executar outro activate já presente, mas sem o .bat, segue o comando:

.\venv\Scripts\activate

Ao rodar o comando o seu ambiente deve rodar sem problemas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Viva Armano desde já agradeço pelo feedback, segui o recomendado e tive este erro: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidademe ajuda com esse também por favor?

mudei o meu terminal para CMD e tentei seguir os mesmos processos e tive esse problema:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Opa Martinho!

Esses erros que você recebeu correspondem a uma restrição implementada no sistema Windows, que bloqueia a execução de um Script externo, contudo você pode retirar essa restrição para o seu usuário usando o seguinte comando:

OBS: antes de executar o comando inicie o terminal Powershell como administrador, esse tipo de configuração apenas funcionará em um terminal com permissões de administradores.

Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser

Após rodar esse comando, feche e abra novamente o seu projeto no VScode, você deve conseguir iniciar um ambiente virtual Python sem mais problemas.

Abraços,

feito conforme recomendado, mas obtive novamente o mesmo erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde, Martinho! Peço desculpa pela demora em respondê-lo.

Certo, vamos em passos curtos, revisando esse último print que você compartilhou.

O seu terminal mais a frente, o Powershell aberto como administrador, ao executar o comando que compartilhei, percebi que você aceitou a mudança das diretrizes e que elas foram aplicadas, logo, agora você deveria conseguir executar o Script para iniciar o ambiente virtual sem problemas.

Já o terminal mais atrás, o que está no VScode, não sei ao certo que comando você executou para ocasionar o erro, porém, ele está relacionado ao FastAPI. Imagino que não foi possível encontrar os pacotes do FastAPI para realizar o comando que você executou.

Por fim, no canto inferior direito do VScode, há um indicativo que o interpretador para código Python que você está utilizando é o do seu ambiente virtual, veja isso na imagem abaixo:

Indicação do interpretador python utilizado

Com isso, peço que apague completamente esse terminal que você estava utilizando, clicando no ícone de lixeira, que fica no canto superior direito do terminal e depois abra um novo e tente subir o ambiente virtual novamente, usando o comando .\venv\Scripts\activate.

Espero que com essas informações você consiga resolver a sua situação, caso não, estarei à disposição para ajudar novamente!

Bons estudos,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software