1
resposta

[Bug] Problemas ao compilar meu projeto no IntelliJ

Comecei a estudar Java tem alguns meses, e desde o começo utilizo o IntelliJ como IDE. Desde a primeira semana eu tive o mesmo problema em alguns projetos:

Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Principal Causada por: java.lang.ClassNotFoundException: Principal

Não tem motivo aparente, o projeto podia ser um simples teste ou até mais robusto, simplesmente dava esse problema. Pesquisava e pesquisava e não achava solução, o pessoal sempre colocava que "do nada" voltava a funcionar, ou, como no meu caso, iniciar o projeto novamente não aparecia este problema. Outra "solução" que eu encontrei foi compilar via terminal, e aí eu percebi que o erro era no IntelliJ, pois funcionava perfeitamente.

Recentemente, tenho utilizado bastante o ChatGPT durante os meus estudos, e em um dia desses ocorreu este problema e pedi ajuda a ele para ver se finalmente conseguia uma solução. Fiz tudo o que ele me pediu, que coincidia com algumas soluções antes vista... e mesmo assim não deu em nada. Pedi ajuda para ver se tinha alguma configuração na IDE que estava causando esse erro. Novamente fiz tudo que ele me orientou, como verificar os pacotes, os módulos, limpar os arquivos de compilação, atualizar a IDE, etc. Não funcionou novamente. Sua última orientação foi:

"Se, mesmo após essas verificações, o problema persistir, pode haver algo mais específico em sua configuração ou ambiente de desenvolvimento. Nestes casos, pode ser útil procurar assistência no fórum da IntelliJ IDEA ou na documentação oficial para problemas específicos relacionados ao IntelliJ IDEA."

Como tenho pouco tempo para estudar por dia, não vou poder procurar muito a fundo este problema, meio que achei "soluções" como iniciar um novo projeto e ir colocando as coisas aos pouco e testando, ou mais recentemente, vi que se eu abri no IntelliJ diretamente a pasta "src" do projeto, o problema é "contornado". Isso pra mim não é solução, gostaria de saber se mais alguém já passou por isso, se é algo na minha máquina. Utilizo o Ubuntu 20 e a versão que estou utilizando é a IntelliJ IDEA 2023.2.2 (Community Edition) .

1 resposta

Olá, Renato! Tudo bem?

Entendo, realmente quando começamos a trabalhar com novas ferramentas pode ser complicado, principalmente quando falamos de uma tão completa como o Intellij. Como você bem disse que já tentou vários meios e agora está utilizando uma solução que não te agrada, então vamos tentar algo um pouco diferente.

O erro em questão "Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal Principal Causada por: java.lang.ClassNotFoundException: Principal", ocorre normalmente quando tem algum problema na referência para o arquivo principal do seu projeto.

O gif abaixo é um passo a passo completo onde abro outro projeto criado no Intellij, a partir de outro. Note que quando vou abrir o arquivo do projeto a pasta do mesmo apresenta um ícone preto com branco, isso mostra que é um projeto nativo do Intellij, verifique se quando você for abrir os seus projetos apresenta o mesmo ícone.

Gif abrindo outro projeto no Intellij

Nos passos seguintes, abri uma aba de busca (usando o comando CTRL + SHIFT + N) e digitei a palavra "main" que, caso você não tenha mudado, é o nome da classe principal do seu projeto.

No projeto exemplo não foi diferente, ao acessar esse arquivo, no canto superior direito, foi possível ver os ícones responsáveis por compilar/rodar e debugar o código, além disso, nos 3 pontinhos, fica localizado as configurações para rodar o projeto, verifique ela e veja se tem alguma inconsistência.

Faça e verifique cada um dos passos do gif, se achar necessário compartilhe print de telas que se apresentarem diferentes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.