Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] Problema no ubuntu

Como soluciono o problema de iniciar o app, estou tentando mas não encontra o arquivo server.ts e app.ts, vem a seguinte mensagem:

error TS6053: File '.server.ts' not found. The file is in the program because: Root file specified for compilation

error TS6053: File '.srcapp.ts' not found. The file is in the program because: Root file specified for compilation

O sistema é o ubuntu, já baixei o direito e clonei o repositório do github, e nada. Sim dei o npm install.

Também alteri o tsconfig, conforme exposto:

{ "compilerOptions": { "target": "es6", "module": "commonjs", "outDir": "./dist", "rootDir": "./", "strict": true }, "include": [ "server.ts", "src/**/*.ts" ], "exclude": [ "node_modules" ] }

A versão node é v20.9.0 Npm versão: v20.9.0

Como proceder?

3 respostas

Olá, Matheus!

Pelo que entendi, você está tendo problemas para encontrar os arquivos server.ts e app.ts ao tentar iniciar o app no Ubuntu, mesmo após clonar o repositório do Github e alterar o tsconfig.

A mensagem de erro sugere que o compilador TypeScript (TSC) não está encontrando os arquivos .server.ts e .srcapp.ts. Isso pode estar ocorrendo porque o caminho para esses arquivos não está correto.

No seu tsconfig, você especificou que os arquivos a serem incluídos na compilação são server.ts e todos os arquivos .ts dentro da pasta src. No entanto, a mensagem de erro indica que o compilador está procurando pelos arquivos .server.ts e .srcapp.ts, o que sugere que pode haver um erro na forma como você está especificando o caminho para esses arquivos.

Em vez de:

"include": [
    "server.ts",
    "src/**/*.ts"
  ],

Tente especificar o caminho completo para os arquivos, a partir da raiz do projeto, assim:

"include": [
    "./server.ts",
    "./src/**/*.ts"
  ],

Além disso, certifique-se de que os arquivos server.ts e app.ts estão realmente presentes nos locais especificados. Você pode verificar isso navegando até essas pastas no terminal e usando o comando ls para listar os arquivos presentes.

Espero ter ajudado e bons estudos!

estou com mesmo problema no ubuntu, nao consigo rodar

solução!

Segue até a aula evitando erros rigorosos com typescript, só executa no fim da aula. Deu certo assim, se não, eu te envio o código pelo github, sabe fazer o git clone ?