Olá, meu projeto está apresentando um erro ao executar
Eu acho que até entendo o que está escrito, mas não sei resolver.
Se alguém puder ajudar, agradeço
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, meu projeto está apresentando um erro ao executar
Eu acho que até entendo o que está escrito, mas não sei resolver.
Se alguém puder ajudar, agradeço
Oi Juan, tudo bem?
Pelos erros que consigo ver pelo print, vou tentar te ajudar.
Parece que o erro está relacionado ao nível de compilação do SDK do Android e às dependências do projeto. Vamos dividir o problema em duas partes:
Atualizar a versão do plugin do Gradle do Android: O erro indica que a versão máxima recomendada do plugin Gradle do Android é a 8.0.2, mas você está usando a versão 33 do SDK. Para resolver isso, você precisa atualizar a versão do plugin Gradle do Android para uma que suporte o SDK de versão 34 ou posterior.
Abra o arquivo build.gradle do projeto e verifique a linha onde é definida a versão do plugin do Gradle, que deve se parecer com isso:
android {
...
buildToolsVersion "x.x.x" // Alguma versão
...
}
Atualize a versão do plugin do Gradle para uma que suporte o SDK 34 ou posterior. Por exemplo, você pode tentar atualizar para a versão 8.1.0:
dependencies {
classpath 'com.android.tools.build:gradle:8.1.0'
}
Salve o arquivo após fazer a alteração.
Atualizar o compileSdk e as dependências relacionadas:
Além de atualizar a versão do plugin do Gradle, você também precisará atualizar o nível de compilação do SDK (o compileSdk) e as dependências relacionadas ao AndroidX Core. Atualmente, o erro indica que essas dependências requerem a versão 34 ou posterior do SDK.
No mesmo arquivo build.gradle, procure a linha que define o nível de compilação do SDK:
android {
compileSdkVersion 33
...
}
Atualize a versão do compileSdk para pelo menos 34:
android {
compileSdkVersion 34
...
}
Em seguida, procure as dependências que utilizam o AndroidX Core e atualize-as para a versão 34 ou posterior. Por exemplo:
dependencies {
implementation 'androidx.core:core:1.12.0'
implementation 'androidx.core:core-ktx:1.12.0'
// Outras dependências do projeto
}
Salve o arquivo após fazer essas alterações.
Após realizar essas modificações, sincronize o projeto com o Gradle e tente compilar novamente. Isso deve resolver o problema relacionado às dependências e ao nível de compilação do SDK. Por favor, se não resolver, mande seu repositório do github. Se surgirem outros problemas, verifique os detalhes do erro para ajudar a identificar a causa específica. E é importante que você copie os erros completos, pelo print podem não vir todos.
Um abraço e bons estudos.
Oi Lorena, assim, meu código continua não compilando. Diz aqui que não pode achar método "classpath()" para o argumento passado.
Erro:
Build file 'C:\Users\IEPRO\Desktop\ALURA\Orgs\app\build.gradle' line: 36
A problem occurred evaluating project ':app'.
> Could not find method classpath() for arguments [com.android.tools.build:gradle:8.1.0] on object of type org.gradle.api.internal.artifacts.dsl.dependencies.DefaultDependencyHandler.
* Try:
> Run with --info or --debug option to get more log output.
(muitas linhas de exception)
Meu código do build.gradle (:app):
plugins {
id 'com.android.application'
id 'org.jetbrains.kotlin.android'
}
android {
namespace 'br.com.alura.orgs'
compileSdk 34
defaultConfig {
applicationId "br.com.alura.orgs"
minSdk 24
targetSdk 34
versionCode 1
versionName "1.0"
testInstrumentationRunner "androidx.test.runner.AndroidJUnitRunner"
}
buildTypes {
release {
minifyEnabled false
proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android-optimize.txt'), 'proguard-rules.pro'
}
}
compileOptions {
sourceCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
targetCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
}
kotlinOptions {
jvmTarget = '1.8'
}
}
dependencies {
implementation 'androidx.appcompat:appcompat:1.4.1'
implementation 'com.google.android.material:material:1.5.0'
testImplementation 'junit:junit:4.13.2'
androidTestImplementation 'androidx.test.ext:junit:1.1.3'
androidTestImplementation 'androidx.test.espresso:espresso-core:3.4.0'
}
Eu realmente sou bem novo na área, perdão se for algum erro meio óbvio
Oi Juan!
O problema é que você está tentando usar a definição classpath no arquivo build.gradle do módulo do aplicativo (app), mas ela é uma definição específica para o arquivo build.gradle do projeto principal.
Para corrigir esse problema, você precisa mover a definição classpath do com.android.tools.build:gradle para o arquivo build.gradle do projeto (normalmente encontrado na pasta raiz do projeto). Geralmente, esse arquivo tem o nome build.gradle (sem o sufixo app).
O arquivo build.gradle do projeto deve ser parecido com o seguinte:
// Arquivo build.gradle do projeto (normalmente na pasta raiz do projeto)
buildscript {
repositories {
google()
mavenCentral()
}
dependencies {
}
}
plugins {
id 'com.android.application'
id 'org.jetbrains.kotlin.android'
}
// Restante do conteúdo...
Certifique-se de que a definição classpath 'com.android.tools.build:gradle:8.1.0' está dentro do bloco buildscript e dependencies, conforme mostrado acima.
Depois de fazer essa alteração, sincronize o projeto novamente com o Gradle para garantir que as mudanças sejam aplicadas corretamente. Seu código deverá compilar sem problemas.
Se não funcionar, peço que mande o repositório do projeto no github, vai ser melhor pra te ajudar.
Um abraço e bons estudos.
Opa Lorena, assim, consegui resolver, mas não foi a partir do teu método. Não tinha dado certo, tentei várias vezes, de diferentes jeitos, lendo e relendo as tuas respostas, mas nada deu certo. Resolvi, então, desinstalar e reinstalar o Android Studio. Quando comecei o curso, havia instalado no meu pc a versão Flamingo (?), mas, quando reinstalei, veio a versão Girafa (?), e deu certo. Executei o projeto e não houve nada de errado. Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda e atenção. Com estas tuas dicas posso ter algum recurso quando der algo errado de novo. Valeu mesmo