1
resposta

[Bug] Problema em conectar o mongodb com a modificação final

Bem na ultima parte da aula 4, o instrutor adapta o código e modifica o arquivo main.py - então decidi fazer o mesmo. Escrevi tudo que estava no arquivo do repositório do Github e instalei os arquivos .html - só que vi que não estava conectando ao mongodb. Alguém pode me ajudar, por favor?

OBS: Eu tinha criado a pasta de routes fora da pasta app, talvez isso mude o código? É apenas uma hipótese.

Essa foi a mensagem de erro:

pymongo.errors.ServerSelectionTimeoutError: localhost:27017: [WinError 10061] Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente (configured timeouts: socketTimeoutMS: 20000.0ms, connectTimeoutMS: 20000.0ms), Timeout: 30s, Topology Description: <TopologyDescription id: 69c2acf4d09b45785be22d9c, topology_type: Unknown, servers: [<ServerDescription ('localhost', 27017) server_type: Unknown, rtt: None, error=AutoReconnect('localhost:27017: [WinError 10061] Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente (configured timeouts: socketTimeoutMS: 20000.0ms, connectTimeoutMS: 20000.0ms)')>]>

1 resposta

Olá, Kevin! Tudo bem?

A mensagem de erro que você está recebendo, pymongo.errors.ServerSelectionTimeoutError, geralmente indica que o cliente não conseguiu se conectar ao servidor MongoDB. Aqui estão algumas coisas que você pode verificar para tentar resolver o problema:

1. Porta correta: a porta padrão para o MongoDB é 27017. Certifique-se de que você não alterou a porta padrão no arquivo de configuração do MongoDB. Se você alterou, atualize a string de conexão no seu código para refletir essa mudança.

2. String de Conexão: Verifique se a string de conexão que você está usando no seu código está correta. Deve ser algo como mongodb://localhost:27017.

3. Estrutura do Projeto: quanto à sua observação sobre a estrutura de pastas, em geral, a localização da pasta routes não deve afetar a conexão com o MongoDB, mas é importante garantir que todos os caminhos relativos no seu código estejam corretos.

Caso nenhuma dessas opções resolva o problema, peço que compartilhe comigo todo o seu projeto para que eu possa testá-lo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.