Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Bug] Problema de comunicação via ICMP na rede

Eu tenho uma máquina virtual (Ubuntu) rodando no meu computador (Windows) e não consigo realizar Ping do Ubuntu para o Windows, o tempo de limite de resposta se esgota. Eu desliguei o Firewall do Windows e tentar pingar nele através de outro PC e funcionou, mas quero fazer sem ter que desabilitar o firewall.

Podem me ajudar?

1 resposta
solução!

Oi Thiago, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Uma possível solução para o seu caso é verificar se a máquina virtual está configurada corretamente para se comunicar com a rede externa. Certifique-se de que a placa de rede da máquina virtual está configurada como "Bridged Adapter" ou "Adaptador de Ponte" para que ela possa receber um endereço IP válido da sua rede.

Além disso, verifique se o Firewall do Ubuntu está permitindo a comunicação via ICMP. Você pode verificar as regras do Firewall utilizando o comando sudo ufw status. Caso o Firewall esteja habilitado, você pode adicionar uma regra para permitir o tráfego ICMP utilizando o comando sudo ufw allow icmp.

Se mesmo assim o problema persistir, pode ser necessário verificar as configurações de rede do seu roteador ou switch. Certifique-se de que eles estão permitindo o tráfego ICMP entre as máquinas da rede.

Ah esse curso foi desativado e ganhou uma atualização, você pode conferir:

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software