Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Pra mim, não funcionou o esquema do wp-json

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )
Tentei a configuração do wp-json aqui e não aconteceu. :(

Configurei para vm1.portalcloud.com.br e, até chegar nessa parte, tudo vinha funcionando a contento. Inclusive, o link http://vm1.portalcloud.com.br/index.php?rest_route=/wp/v2/posts mostra o JSON esperado. Mas, mesmo criando o .htaccess na VM1 (eu usei a VM1, e não a VM2), não tá acontecendo.

O que fiz errado?

2 respostas

Olá, Jefferson

• Conexão SSH na VM1: Pela captura de tela, o arquivo foi editado diretamente no terminal do Cloud Shell da Oracle Cloud Infrastructure, e não dentro do servidor web. É preciso acessar a VM1 via SSH antes de criar ou editar o arquivo /var/www/html/.htaccess na máquina de destino.
  • Configuração do Apache: Dentro da VM1, ative o módulo de reescrita com o comando sudo a2enmod rewrite e garanta que o arquivo de configuração do Apache (/etc/apache2/apache2.conf ou /etc/apache2/sites-available/000-default.conf) contenha a diretiva AllowOverride All para a pasta /var/www/html. Em seguida, reinicie o serviço com sudo systemctl restart apache2.
solução!

Agradeço, meu caro, pela ajuda!
Apenas para esclarecer:

• Sim, eu estava acessando VM1 via SSH. O screenshot do Cloud Shell era justamente para demonstrar isso, mas acho que eu deveria colocar essa informação de forma mais explícita.
  • A configuração mencionada no Apache, em /etc/apache2/sites-available/000-default.conf , com a diretiva AllowOverride All para o Directory /var/www/html também estava lá - a modificação desse arquivo era parte do conteúdo da aula que estava acompanhando, inclusive.

Me faltou, de fato, reiniciar o Apache depois disso tudo.
Agora funciona.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda!