a partir do pfsense em minha rede interna nao consigo pingar/acessar para minha rede externa e nem para internet, como proceder?
a partir do pfsense em minha rede interna nao consigo pingar/acessar para minha rede externa e nem para internet, como proceder?
Se você está enfrentando problemas de conectividade entre sua rede interna (LAN) e a rede externa (WAN) ou a internet a partir do pfSense, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para solucionar o problema:
Verifique as configurações de rede do pfSense:
Certifique-se de que as interfaces LAN e WAN estejam configuradas corretamente no pfSense. Verifique se as configurações de endereço IP, máscara de sub-rede, gateway padrão e servidores DNS estão corretamente configurados nas interfaces correspondentes. Verifique as regras de firewall:
Verifique se as regras de firewall estão configuradas corretamente para permitir o tráfego entre as interfaces LAN e WAN. Certifique-se de que não haja regras de firewall bloqueando o tráfego de saída para a internet. Verifique as configurações de NAT (Network Address Translation):
Verifique se as configurações de NAT estão corretas para traduzir corretamente os endereços IP da rede interna para o endereço IP da interface WAN. Certifique-se de que não haja regras de NAT que estejam interferindo na conectividade entre a rede interna e a rede externa. Verifique a configuração do serviço DHCP:
Certifique-se de que o serviço DHCP esteja configurado corretamente para atribuir endereços IP válidos aos dispositivos na rede interna. Verifique se os dispositivos na rede interna estão recebendo corretamente as informações de gateway padrão e servidores DNS do serviço DHCP do pfSense. Verifique as configurações de roteamento:
Certifique-se de que as rotas estejam configuradas corretamente para encaminhar o tráfego entre as interfaces do pfSense e para a rede externa. Verifique se não há conflitos de rota ou configurações incorretas que possam impedir o tráfego de sair da rede interna. Verifique se há problemas físicos ou de conexão:
Verifique as conexões físicas dos cabos de rede entre o pfSense, os dispositivos da rede interna e a conexão de internet. Certifique-se de que os cabos de rede estejam em boas condições e corretamente conectados às interfaces do pfSense e aos dispositivos. Analise os logs do pfSense:
Verifique os logs do sistema e do firewall do pfSense para obter informações sobre possíveis erros ou mensagens de aviso relacionadas à conectividade. Procure por mensagens de erro que possam indicar problemas específicos que estão causando a falta de conectividade. Se, mesmo após seguir essas etapas, você ainda não conseguir resolver o problema, pode ser necessário obter assistência adicional do suporte do pfSense ou consultar os fóruns de suporte da comunidade do pfSense para obter ajuda específica ao seu caso.