Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Pasta .git não aparece e não consigo usar o git status

Boa tarde, gostaria de receber ajuda, por favor!

Desde a primeira aula de GitHub eu segui todo passo a passo para fazer a clonagem do repositório. Só mudou umas coisas: em vez de colar e abrir no terminal (meu computador não dar essa opção), criei uma pasta nova e na URL dela digitei 'cmd'. Nisso, abriu um terminal, e fiz o passo a passo de escrever o comando 'git clone' e colar a cópia que fiz. Contudo, toda vez que eu faço isso salva todo o projeto e tem a pasta 'img', os arquivos como 'app', 'index', 'style', contudo, não aparece a pasta '.git'. Pensei que esse problema não seria muito relevante, mas quando eu modifico meus arquivos no projeto clonado e dou um 'git status', aparece a seguinte mensagem:

**PS C:\Users\Stephanie\Desktop\ProjetoClonado> git status

fatal: not a git repository (or any of the parent directories): .git***

Gostaria de saber se uma coisa influencia a outra, ou são apenas problemas isolados.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Essa última imagem é da aula:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas
solução!

Olá, Stephanie! Tudo bem?

A pasta de configuração do Git .git tem o "." no seu nome para caracterizar que é uma pasta oculta, o que significa que caso você não habilite a opção para visualizar arquivos e pastas ocultos você não irá vê-la.

No explorador de arquivos do Windows existe a opção "Visualizar" clique nela e depois busque por "Mostrar" e, por fim, clique em "Itens ocultos". Caso tenha alguma dúvida segue um print para você visualizar melhor os passos:

Captura de tela do explorador de arquivos do Windows, que mostra os passos para habilitar a opção de visualizar itens ocultos

Agora, sobre o erro que você teve ao rodar o comando git status, ele ocorreu porque você não estava dentro da pasta do projeto, você estava em "ProjetoClonado", mas deveria usar o comando cd jogo-numero-secreto para acessar a pasta do projeto criada ao fazer o clone do mesmo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito obrigada, Armando. Exatamente tudo que você me disse deu certo.

Ajudou demais!