7
respostas

[Bug] O Rotacional não abre

Estou fazendo o curso 'Modelagem de banco de dados relacional: Álgebra Relacional', foi necessário baixar e instalar o Rotacional, porém ele não abre para mim, usei o power shell do windons para verificar se o python tá instalado (ele só funciona com o python instalado) e tá instalado, mas quando busco o rotacional ele diz que não existe. Alguém pode me ajudar com isso? Caso contrário, ficarei travado no curso.

7 respostas

Espero que ajude, mas eu aconselho voce instalar novamente, há tambem um site chamado Relax que voce poe fazer consultas de algebra relaconal, https://dbis-uibk.github.io/relax/calc/local/uibk/local/0

Olá, Julio, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente?

  • O python foi instalado junto ao Relational ?
  • O seu processo de instalação do Relational, foi igual ao da instrutora? Ou alguma tela foi apresentada de forma diferente?
  • Você poderia verificar se o diretório de instalação do Relational foi criado no seu ambiente? O diretório deve ser bem semelhante a: C:\Program Files (x86)\Relational

Caso o diretório não exista, tente o processo indicado pela Anna Vithoria de reinstalar o Relational.

Aguardo o seu retorno!

Obrigado pelas ajudas Anna e Danielle!

Vamos lá!

O python foi sim instalado junto ao Relational, fiz igual a instrutora e esse diretório aparece sim C:\Program Files (x86)\Relationa, fiz várias vezes a reinstalação para ver se dá certo, porém continua acontecendo a mesma coisa, que é o Relational abre por um 1s e depois fecha. O meu prompt não é liberado, pois é bloqueado pelo administrador, não sei se tem alguma coisa a ver.

Certo Julio, logo na instalação o Relational já utiliza o prompt de comando para instalar o python. Ele abre uma tela semelhante a essa:

print do prompt de comando ao realizar a instalação do relational

  • Essa tela ficou disponível para você durante a instalação?

Essa tela aparece muito rápido, coisa de 2s

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aparece mais algumas mensagens, mas é tão rápido que eu não consegui resgistrar.

Aparentemente Julio, o fato de você não conseguir executar o prompt de comando, pode estar afetando a execução do relational, já que também utilizamos a linha de comando para iniciá-lo.

Se possível, tente ter acesso ao prompt de comando e verifique se dessa forma é possível realizar a execução do relational.

Pessoal... Consegui resolver o problema de uma forma bem simples. Também estou na parte de "Preparando o ambiente: instalando o Relational" do curso de "Modelagem de banco de dados relacional: Álgebra Relacional". Faz uma semana que travei nessa parte por causa do Relational e só hoje resolvi.

Acredito que a maioria da galera tenha feito alguns cursos de Python antes de fazer Bando de Dados!!! Eu segui passo a passo as instruções da instrutora Ana Duarte que gentilmente tentou ajudar com dicas do fórum, mas não deu certo. Abri o PoweShell, fiz os comandos certinho e deu a mesma coisa que apareceu para a maioria e o programa continuava não abrindo.

O que eu fiz? Abri meu gerenciador de aplicativos do windowns e desinstalei TODOS os aplicativos com nome Python (joguei no buscar). Eu tinha 4 aplicativos (ou versões) diferentes instalados. Exclui os 4 e também o próprio app do Relational. Baixei o aplicativo Relational novamente e segui normalmente os passados da vídeo da aula. Pronto!!! Ele abriu de primeira.

Posso estar falando besteira, mas acredito que pelo fato da instalação do Relational também instalar um Python "embutido" automaticamente, ele não consiga reescrever qualquer outro Python anterior talvez por divergências de versões.

Foi na base do ódio porque estava no desespero kkk Espero ter ajudado!!!

Bora estudar!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software