Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Bug] Não ficou claro quais ferramentas baixar no vs code.

Gente eu não estou conseguindo executar, ou fazer rodar o programa. não sei se esta faltando eu configurar mais alguma coisa, sei que não esta indo!Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A propria chave não esta aparecendo

1 resposta

Olá! Tudo bem?

O código do arquivo main.py é disponibilizado ao longo das aulas pelo instrutor. Você pode conferir o inicio da sua implementação na aula Apresentando o projeto e se conectando com a OpenAI.

Um ponto importante: notei pela sua imagem que o arquivo ainda não foi salvo (há uma bolinha branca ao lado do nome do arquivo indicando alterações pendentes):

Captura de tela do Visual Studio Code com tema escuro. Uma seta vermelha aponta para a aba superior do arquivo "main.py U", destacando um círculo branco (bolinha) ao lado do nome do arquivo, indicando que há alterações não salvas. Na barra lateral esquerda (Explorer), o painel "Open Editors" exibe o aviso "1 unsaved" e lista o arquivo "main.py U" com um círculo idêntico.

Antes de executar o projeto, salve o arquivo acessando o menu File > Save ou utilizando o atalho Ctrl + S (ou Cmd + S no Mac).

Sobre a chave da API (OPENAI_API_KEY)

A chave de API é pessoal é secreta. Por questões de segurança e faturamento individual, o instrutor não compartilha a chave dele no material.

Para gerar a sua própria chave, siga os passos abaixo:

1. Acesse o painel da OpenAI Platform.
  2. Faça login na sua conta (ou cadastre-se, caso ainda não tenha cadastro).
  3. No menu lateral esquerdo, acesse API Keys.
  4. Clique em Create new secret key, atribua um nome para a chave (opcional) e confirme.
    Captura de tela do painel da OpenAI Platform com fundo claro. À esquerda, um menu lateral destaca com um retângulo vermelho numerado como 1 a opção "API Keys". À direita, no topo da tela, o botão escuro "+ Create new secret key" está destacado com um retângulo vermelho numerado como 2. Ao centro, há uma mensagem indicando "No API keys found".
  5. Copie o código gerado e insira-o na variável OPENAI_API_KEY do seu projeto (normalmente no arquivo .env ou nas variáveis de ambiente).

Observação: Copie a chave no momento em que ela for gerada, pois a plataforma não permite exibi-la novamente. Guarde-a em local seguro e nunca a compartilhe publicamente (em repositórios do GitHub ou no fórum).

Observação 2: A openai recentemente tem restrigindo a API, e é possível que atualmente ela não disponibilize créditos iniciais. Caso você tenha algum erro de quota mesmo não tendo usado, recomendo explorar esse meu outro tópico onde mostro como alternativa a API Gemini.

Se precisar de ajuda em qualquer etapa, estou à disposição!

Após seguir os passos acima, você conseguiu seguir com o projeto do curso? Fico no aguardo!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!