Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Não consigo usar a seta pra baixo no meio da rua do game.

link do meu código: https://editor.p5js.org/Janailton/sketches/qUMLgEqGn

Quando eu clico no botão "seta para abaixo" já estando no meio da pista eu volto direto para o inicio da mesma, quando na vdd era só pra voltar quando o personagem passar fora da imagem da pista.

Desde já agradeço!!!

2 respostas
solução!

Olá Janailton, tudo bem ?

Esse erro ocorreu por conta da função podeSeMover está com um condição que causa esse erro, quando é apertado a seta para baixo a função, através do return faz com que o yAtor receba o valor 366, como mostrado abaixo:

function podeSeMover(){
  return yAtor = 366; // o erro acontece aqui 
}

Ou seja, toda vez que aperta a seta para baixo, por conta do sinal de = , o yAtor vai sempre receber esse valor de 366.

Para resolvermos devemos usar uma condição, que deve retornar false ou true, nesse caso vamos usar o "<" , portanto se o yAtor for maior que 366 ele retorna false, impossibilitado de movimentar a vaquinha, lembrando que o topo da tela tem o y de valor 0, enquanto tiver entre os valores 0 e 365 a seta para baixo pode movimentar a vaquinha.

O código correto fica assim:

function podeSeMover(){
  return yAtor < 366; 
}

Deste modo o jogo volta a funcionar normalmente, lembrando que essa função fica no arquivo ator.js.

Espero que com essas dicas eu consiga lhe ajudar, mas caso tenha algum outro erro, fique a vontade para expor, ficarei feliz em ajudar!

Um grande abraço, até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Deu tudo certo, sim. Obrigado!!!