1
resposta

[Bug] Não consigo abrir a VM

Boa tarde, não consigo abrir a VM, aparece um erro e pede para reinstalar a VM, mas mesmo reinstalando não abre.

1 resposta

Olá, Aline! Tudo bem?

Aqui estão algumas possíveis soluções que você pode tentar:

  1. Executar como administrador: Às vezes, o VirtualBox pode precisar de permissões administrativas para funcionar corretamente. Para fazer isso, clique com o botão direito no ícone do VirtualBox e selecione "Executar como administrador". Se isso resolver o problema, você pode definir para que o VirtualBox sempre seja executado como administrador clicando com o botão direito no ícone, selecionando "Propriedades", indo para a aba "Compatibilidade" e marcando a opção "Executar este programa como administrador".

  2. Verificar as configurações da VM: Certifique-se de que as configurações da sua VM estão corretas. Isso inclui verificar se a imagem ISO do Ubuntu foi selecionada corretamente e se a quantidade de memória e CPU alocada para a VM está dentro dos limites recomendados (não mais do que um terço da memória e CPU total do seu sistema).

  3. Verificar a versão do VirtualBox: Às vezes, problemas podem ocorrer se você estiver usando uma versão muito antiga ou muito nova do VirtualBox. Verifique se há atualizações disponíveis para o VirtualBox ou, se você estiver usando a versão mais recente, tente instalar uma versão mais antiga para ver se isso resolve o problema.

  4. Verificar se o sistema operacional é compatível: Certifique-se de que o sistema operacional do seu computador é compatível com o VirtualBox e a versão do Ubuntu que você está tentando instalar. Alguns sistemas operacionais mais antigos podem não ser compatíveis com versões mais recentes do VirtualBox ou do Ubuntu.

  5. Verificar se há espaço suficiente no disco: O VirtualBox precisa de espaço suficiente no disco para criar a VM. Se o seu disco estiver quase cheio, isso pode causar problemas. Verifique se há espaço suficiente disponível e, se necessário, libere algum espaço.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software