Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Bug] Nao aparece mais abas do SQL Server

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá Vinicius.

Tudo bem?

Pelo que você descreveu e pela imagem que você compartilhou, parece que o Pesquisador de Objetos do SQL Server não está expandindo as abas. Isso pode ocorrer por vários motivos. Vamos tentar algumas soluções:

  1. Reiniciar o Visual Studio:

    • Feche e abra novamente o Visual Studio. Isso pode resolver problemas temporários de exibição.
  2. Atualizar o Pesquisador de Objetos:

    • Às vezes, uma simples atualização pode resolver o problema. Clique no ícone de recarregar (seta circular) no canto superior esquerdo do Pesquisador de Objetos.
  3. Verificar Conexão com o Servidor:

    • Certifique-se de que você está conectado ao servidor SQL correto. Clique com o botão direito em "SQL Server" e selecione "Conectar...". Insira as credenciais corretas e tente novamente.
  4. Verificar Extensões Instaladas:

    • Certifique-se de que todas as extensões necessárias para o SQL Server estão instaladas e atualizadas. Vá em "Extensões > Gerenciar Extensões" e verifique se há atualizações disponíveis.
  5. Criar um Novo Banco de Dados:

    • Tente criar um novo banco de dados para ver se ele aparece na lista. Clique com o botão direito em "SQL Server" e selecione "Adicionar Novo Banco de Dados".

Se nenhuma dessas soluções resolver o problema, pode ser útil verificar os logs do Visual Studio ou do SQL Server para ver se há mensagens de erro que possam indicar a causa do problema.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Em relação a reiniciar ou atualizar n funcionou, tentei o conectar porem da esse erro Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

As extensões ja estao atualizas, em relação aos logs como faço? achei bem confuso

Estou pesquisando a alguns dias e nada, verifiquei os serviços do gerenciador de tarefas e tem apenas o SQL SERVER VSS WRITER em execução, ja tentei reinicar, reinstalar o visual studio e o SQL server, tentei instalar o SSMS e nada tambem, gostaria de ajuda o mais rapido possivel, visto q estou com esse problema a mais de dias e deve ser ate facil resolver com instrução

Oii Vinicius.

Verifica se você marcou a opção "SQL Server Express 2019 LocalDB" na aba de componentes individuais do Visual Studio conforme mostra nessa atividade: Preparando o ambiente: SQL Server.

Agora, sobre esse erro do print:

Esse erro geralmente ocorre quando há problemas na conexão com o SQL Server LocalDB ou com um servidor SQL remoto. Vamos passar por alguns passos para solucionar o problema:

  1. Verifique o Nome da Instância
  • Certifique-se de que o nome da instância do SQL Server está correto. Por exemplo, se você está usando LocalDB, geralmente o nome da instância é localhost\SQLEXPRESS ou .\SQLEXPRESS.
  1. Configurações do SQL Server
  • Permitir Conexões Remotas:
    • Abra o SQL Server Management Studio (SSMS).
    • Conecte-se ao servidor SQL.
    • Vá para as propriedades do servidor, em "Properties" > "Connections" e certifique-se de que a opção "Allow remote connections to this server" está marcada.
  1. Verifique a Configuração do SQL Server LocalDB
  • Iniciar o LocalDB:
    • Abra o Prompt de Comando como Administrador.
    • Execute o comando sqllocaldb info para listar as instâncias LocalDB.
    • Inicie a instância LocalDB com sqllocaldb start "NomeDaInstancia", substituindo "NomeDaInstancia" pelo nome correto.
  1. Atualização e Reinstalação
  • Atualização do SQL Server:
    • Certifique-se de que você está usando a versão mais recente do SQL Server e do SQL Server Management Studio.
  • Reinstalação do LocalDB:
    • Caso continue com problemas, considere desinstalar e reinstalar o LocalDB.

Exemplos de Comandos Úteis:

  • Listar Instâncias LocalDB:
    sqllocaldb info
    
  • Iniciar Instância LocalDB:
    sqllocaldb start "NomeDaInstancia"
    
  • Parar Instância LocalDB:
    sqllocaldb stop "NomeDaInstancia"
    

Eu vou tentar te ajudar, como eu não tenho acesso ao seu PC, e aqui é um chat assincrono, acaba que você tem que testar e voltar aqui com noivos detalhes. Mas eu te acompanhando e vamos resolver isso. Não tem jeito, tem que fazer essas verificações já que esse erro pode ocorrer por vários motivos. TMJT.

solução!

Depois de suas dicas e algumas horas de pesquisa consegui resolver, desinstalei visual studio e o SSMS, reinstalei o SQL Server, alterei a chave de 16000 para chave de 4000 e coloquei a instancia confiavel como true, obrigado