Na aula o professor fala que para fazer equações contendo raizes é só ir na parte de "Equações " e selecionar "raizes, porém não tem mais essa opção. Como eu consigo achar as opçãos de raizes?
Na aula o professor fala que para fazer equações contendo raizes é só ir na parte de "Equações " e selecionar "raizes, porém não tem mais essa opção. Como eu consigo achar as opçãos de raizes?
Oi, Lais! Tudo bem?
Desculpa a demora por um retorno.
De fato a opção não está mais disponível nas versões mais atuais do software. Entretanto, para conseguirmos encontrar as raízes de uma função no software Maxima, podemos utilizar diretamente a função "find_root()".
No exemplo abordado na aula, por exemplo, inicialmente devemos definir a função de custo "C(x) := 0.02*x²+80/x;
" e a função "c(x) = C(x) - 22
". Após isso, para encontrarmos as raízes dessa função, basta utilizarmos o comando "find_root(c(x), x, a, b)
", onde "c(x)
" é a função que queremos encontrar as raízes, "x
" é a variável da função, "a
" é o limite inferior do intervalo em que queremos procurar as raízes e "b
" é o limite superior do intervalo.
Dessa forma, de acordo com o primeiro caso abordado em aula devemos utilizar find_root(c(x), x, 0.5, 5)
, obtendo o valor da raiz igual a 3,68 centímetros, por exemplo.
Espero que essa explicação possa ajudar a encontrar as raízes da função utilizando o Maxima. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!