depois vi que era so por conta do zero, mas sabem dizer pq?
## Olá mundo!
Vamos conhecer mais como funciona o ambiente interativo de um notebook. Para isso vamos executar nosso primeiro comando em Python: [`print()`](https://docs.python.org/3/library/functions.html#print)
print('olá mundo!')
print('Escola de dados da Alura!')
nome= 'Ruthe'
sobrenome= 'loureiro'
print('Nome:', nome)
print('Sobrenome:', sobrenome)
print('R')
print('u')
print('t')
print('h')
print('e')
print(2,'Fevereiro',1992)
print('Ano atual:', 2025)
Olá, tudo bem?
O erro que você está enfrentando é devido ao uso de um zero à esquerda em um número inteiro. Em Python, números com zeros à esquerda são interpretados como números octais, que neste caso utilizamos outra sintaxe (0o
ou 0O
), então ele gera um erro de sintaxe.
Para resolver o problema, basta remover o zero à esquerda do número 02:
print(2, 'Fevereiro', 1992)
Espero ter esclarecido.
Abraços e bons estudos!
Olá a todos!
Eu tive o mesmo problema e fiquei com a seguinte dúvida: o zero é considerado caracter e não número?
Sem as aspas, tenho o mesmo erro do colega acima
Se eu clicar em Corrigir erro, o zero é removido
Ele parece não conseguir interpretar zeros à esquerda de um número decimal. É isso mesmo?
Olá, Rosane!
Quando digitamos 02
no Python, estamos escrevendo um número inteiro com zero à esquerda, e não uma string (texto). O problema é que, em versões recentes do Python, não é permitido escrever números decimais com zero na frente, como 01
, 02
, 03
... Isso porque antigamente isso era usado para representar números em base octal (base 8).
Por isso, o Python entende 02
como uma tentativa incorreta de escrever um número octal e mostra o erro.
Solução: escreva o número sem o zero à esquerda, assim:
print(2, 'Fevereiro', 1992)
Se você quiser representar o número com zero à esquerda visualmente, como numa data (ex: 02/02/1992), aí sim você pode usar texto entre aspas:
print("02", "Fevereiro", 1992)
Nesse caso, "02"
é uma string, ou seja, um texto.
Espero ter ajudado!