Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
depois vi que era so por conta do zero, mas sabem dizer pq?
## Olá mundo!
Vamos conhecer mais como funciona o ambiente interativo de um notebook. Para isso vamos executar nosso primeiro comando em Python: [`print()`](https://docs.python.org/3/library/functions.html#print)
print('olá mundo!')
print('Escola de dados da Alura!')
nome= 'Ruthe'
sobrenome= 'loureiro'
print('Nome:', nome)
print('Sobrenome:', sobrenome)
print('R')
print('u')
print('t')
print('h')
print('e')
print(2,'Fevereiro',1992)
print('Ano atual:', 2025)
Olá, tudo bem?
O erro que você está enfrentando é devido ao uso de um zero à esquerda em um número inteiro. Em Python, números com zeros à esquerda são interpretados como números octais, que neste caso utilizamos outra sintaxe (0o ou 0O), então ele gera um erro de sintaxe.
Para resolver o problema, basta remover o zero à esquerda do número 02:
print(2, 'Fevereiro', 1992)
Espero ter esclarecido.
Abraços e bons estudos!
Olá a todos!
Eu tive o mesmo problema e fiquei com a seguinte dúvida: o zero é considerado caracter e não número?
Sem as aspas, tenho o mesmo erro do colega acima
Se eu clicar em Corrigir erro, o zero é removido
Ele parece não conseguir interpretar zeros à esquerda de um número decimal. É isso mesmo?
Olá, Rosane!
Quando digitamos 02 no Python, estamos escrevendo um número inteiro com zero à esquerda, e não uma string (texto). O problema é que, em versões recentes do Python, não é permitido escrever números decimais com zero na frente, como 01, 02, 03... Isso porque antigamente isso era usado para representar números em base octal (base 8).
Por isso, o Python entende 02 como uma tentativa incorreta de escrever um número octal e mostra o erro.
Solução: escreva o número sem o zero à esquerda, assim:
print(2, 'Fevereiro', 1992)
Se você quiser representar o número com zero à esquerda visualmente, como numa data (ex: 02/02/1992), aí sim você pode usar texto entre aspas:
print("02", "Fevereiro", 1992)
Nesse caso, "02" é uma string, ou seja, um texto.
Espero ter ajudado!