1
resposta

[Bug] manipular imagem com AssetImage

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade eu estou desenvolvendo um projeto, onde eu tenho esse erro. o erro ocorre quando eu coloco a imagem adicionada via galeria de foto do emulador, no topo da lista, e ao salvar trava o aplicativo e da esse erro quando salvo ela em segundo o erro nao da, se alguem puder me ajudar a arrumar esse erro, eu agradeço, se puder posso explicar melhor via discord.

1 resposta

O erro acontece porque o Flutter não tá conseguindo carregar o caminho da imagem adicionada. Isso geralmente ocorre devido a problemas no gerenciamento dos caminhos de arquivo, especialmente ao lidar com imagens externas ou locais do dispositivo.

O caminho mostrado no erro (/data/user/0/com.example.turismo_primeira_classe/cache/...) sugere que você está utilizando uma imagem armazenada no cache ou em uma pasta temporária. Certifique-se de que:

  • O arquivo realmente existe nesse caminho no momento em que o app tenta acessá-lo.
  • A imagem foi corretamente salva na galeria antes de ser referenciada.

Se estiver utilizando o image_picker para selecionar imagens da galeria, utilize o método correto para converter a imagem selecionada em um formato utilizável no app:

import 'dart:io';
import 'package:image_picker/image_picker.dart';

Future<void> pickImage() async {
  final picker = ImagePicker();
  final XFile? image = await picker.pickImage(source: ImageSource.gallery);

  if (image != null) {
    final File file = File(image.path);

    // Certifique-se de usar `file.path` ao configurar o caminho da imagem
    print(file.path); // Debug do caminho para verificar se está correto
  }
}

Se o erro ocorre apenas quando a imagem está no topo da lista, pode haver um problema de renderização. Verifique se o widget que exibe a imagem está sendo corretamente inicializado. Utilize um FutureBuilder ou setState para garantir que o widget seja atualizado após carregar a imagem.

Adicione um tratamento de erros ao carregar a imagem. Isso ajuda a evitar que o app trave caso a imagem não seja encontrada:

Image.file(
  File(imagePath),
  errorBuilder: (context, error, stackTrace) {
    return Text('Erro ao carregar a imagem');
  },
)

Adicione logs para entender melhor o que acontece ao salvar a imagem:

print('Caminho da imagem salva: $imagePath');

Se puder compartilhar como está manipulando a imagem (código), vais er melhor.