Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] IDE Pycharm

Alguem sabe me dizer o porque do Pycharm alertar erro de "unexpected token" quando se tenta carregar os arquivos estáticos no html? Eu consigo iniciar o servidor mas não consigo me livrar desse alerta de erro

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá, Yan! Tudo bem?

Peço desculpa pela demora em responder o seu tópico.

Esse erro acontece porque o interpretador do Pycharm, que faz as validações dos códigos escritos, não reconhece a tag do HTML como sendo válida. Até existem algumas configurações que podem solucionar isso, porém, infelizmente na versão para comunidade do Pycharm essa configuração não está disponível.

Uma solução simples (meio que uma gambiarra) é usar a semântica do template para evitar esse erro de falso positivo.

Alterar o trecho:

<!DOCTYPE html>

Para:

{ '<' }{ '!DOCTYPE html>' }

Alterando dessa forma, o alerta de erro não aparecerá novamente.

Espero ter ajudado. Caso tenha mais dúvidas relacionadas com este tópico, estarei à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Opa Armano, eu tenho a licença para a versão profissional do PyCharm. Nesse caso, como eu conseguiria resolver?

solução!

Opa Yan, que bom!

A configuração é bem simples, vou estar deixando uma imagem mostrando como seria no ambiente do PyCharm, e após ela explicarei os passos:

Print da tela de configuração da IDE do PyCharm

Primeiramente abra a página de configurações, e para abri-lá, pressione as teclas "CTRL + ALT + S".

1. Selecione a opção Languages & Frameworks;

2. Procure e selecione o Django nas opções mostradas;

3. Ao abrir a página de configurações, habilite o suporte do Django;

4. Busque em qual pasta está o seu projeto;

5. Seleciona o caminho que leva para o seu arquivo "settings.py" do projeto;

6. Por fim, aplique as configurações.

Caso tenha ficado alguma dúvida, estou à disposição!