2
respostas

[Bug] Fórmula para validar CPF está incorreta no vídeo

Olá.

Nos vídeos do módulo 3, "CPF: primeiro digito" e "CPF: segundo digito", a fórmula usada para validação do resto da divisão por 11 é dada por:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Apesar da Mônica ter dito "se a soma for igual a dez ou igual a ONZE", acabou digitando apenas o número 1. Na explicação que está no fim vídeo, o código já está corrigido, mas não vi nenhum comentário sobre a alteração.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

*E o que isso implica? *

Se você não notou a diferença e manteve o número 1, saiba que para CPF's que tenham um dos dígitos verificadores igual a 1, estes não poderão ser validados.

Está na dúvida? Teste com a seguinte combinação: 344.821.820-01, trata-se de um CPF válido.

Ainda não finalizei o curso e não sei se foi comentado sobre, mas deixo esta observação afim de evitar bugs.

Um abraço!

2 respostas

Olá Alexandre!

Muito obrigado por compartilhar essa observação conosco. Realmente, essa diferença na fórmula pode causar problemas na validação de CPFs que tenham um dos dígitos verificadores igual a 1. É importante ficar atento a esse detalhe na hora de implementar a validação de CPF em um sistema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá pessoal, eu enfrentei esse problema sem notar a diferença no código mencionada pelo colega @Alexandre Souza Silva, mas troquei o operador || pelo && e meu codigo aparentemente funcionou, fiz a correção do numero errado na aula.