Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

[Bug] "File ou folder: Não conseguimos encontrar a pasta"

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

oii, venho por meio desse tópico solicitar ajuda para lidar com esse erro presente ao tentar carregar a versão disponibilizada na transcrição da aula do projeto. agradeço muito desde já

10 respostas

Oi, tudo bem?

O erro File ou folder: Não conseguimos encontrar a pasta indica que Power BI não está conseguindo encontrar a pasta ou arquivo de dados que você está tentando carregar.

Quando você baixa o projeto, os caminhos das fontes de dados ficam apontando para o computador de origem, que neste caso, o do instrutor, algo como:
c:\user\daniel\desktop\meu projeto

Por isso, é necessário ajustar esses caminhos para os arquivos que estão no seu computador. Você pode fazer isso assim:

1. No Power BI Desktop, vá em Transformar Dados

2. Clique novamente em Transformar Dados para abrir o Power Query
    Menu do Power BI Desktop com a opção **"Transformar dados"** destacada por uma seta vermelha, indicando o caminho para acessar a transformação de dados no painel superior da ferramenta.

3. No Power Query, na área de Consultas, selecione as tabelas para corrigir o caminho. Começando por Clientes:

• Clique em Clientes
    • Vá na etapa Fonte
    • Troque o caminho para o local onde o arquivo está no seu computador

Tela do **Editor de Consultas do Power BI** exibindo um erro de fonte de dados não encontrada. À esquerda, o painel de consultas mostra a tabela **“Clientes”** destacada (marcada com o número 1). No centro, há uma mensagem de erro informando que o arquivo `Clientes.txt` não foi localizado no caminho especificado. À direita, no painel **“Etapas Aplicadas”**, a etapa **“Fonte”** está selecionada (marcada com o número 2), indicando onde o problema ocorreu.

Repita esse processo também para:

• Vendas
  • Arquivo de Amostra

Já a tabela Produtos utiliza uma URL disponibilizada no curso. Caso precise, segue abaixo:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vQuBG-JoWaeQF5rF3RgZYl5Z-PaJyDBK1I1c8a56RssNGoOlInqQROKi3z54u74E2ei32p_SWOpBb0v/pubhtml/sheet?headers=false&gid=0

Após ajustar todos os caminhos, aplique as mudanças em Fechar e Aplicar --> Fechar e Aplicar.

Menu suspenso do Power BI com a opção **“Fechar e Aplicar”** expandida, exibindo as alternativas **“Fechar e Aplicar”** e **“Fechar”**, utilizadas para salvar as transformações realizadas e retornar à tela principal do Power BI.

Após seguir os passos acima, me conta: Você continua recebendo esse erro?

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá, boa noite!

A fonte de dados eu já tinha feito os ajustes conforme as orientações do Evandro Santana Amadio.

O que está acontecendo é que os gráficos que o professor criou na aula três (inclusive os externos) não estão aparecendo.

solução!

Oi!

Peço que teste esse arquivo.

Após abrir o projeto, não se esqueça de alterar o caminho da origem dos dados, seguindo os passos mencionados anteriormente.

Depois do teste, por favor, me informe se os gráficos passaram a ser exibidos corretamente.

Abraços!

oii Monalisa, tudo bem?
obrigada pela resposta! então, mesmo depois de alterar os caminhos na Fonte, ainda persistem alguns erros, listo-os em printscreen:

Além de
E
reafirmo que modifiquei as fontes como indicado(e acho que com sucesso mudei a fonte arquivos de amostra e clientes), mas infelizmente não vi melhoras em Vendas e Produtos. posso postar mais prints das telas de fonte caso ajude.
muito obrigado desde já

Boa noite Monalisa!

Tudo bem?

Com esta versão do arquivo funcionou, muito obrigado pelo pronto atendimento.

Oi Estudante!

Você poderia me enviar o print do caminho da fonte das tabelas Clientes, Vendas e Produtos, por gentileza?

Semelhante a minha tela:

Fico no seu aguardo!

Oii, seguem os prints. Espero que possam ajudar

Oii Monalisa, atualizações! baixei o outro arquivo que disponibilizou em outra resposta acima, modifiquei os caminhos e
agora os gráficos aparecem no canvas. agradeço muito pela ajuda

Segue:

Oi, estudante!

Que bom que solucionou o problema!

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!