Boa Noite eu gostaria de saber porque está falhando quando digito echo. bat e o resultado tem erro nos caracteres?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa Noite eu gostaria de saber porque está falhando quando digito echo. bat e o resultado tem erro nos caracteres?
Oi, dev! Tudo bem?
O problema está ocorrendo pois o prompt de comando do Windows normalmente utiliza a codificação de caracteres conhecida como "CP437" ou "ASCII estendido", que é uma codificação de 8 bits que não possui suporte nativo para caracteres acentuados e outros caracteres especiais encontrados em diferentes idiomas.
Podemos, entretanto, resolver esse problema usando o comando chcp 65001 no inicio do nosso código no bloco de notas. Dessa forma, estaremos efetivamente alterando a página de código do prompt de comando para "UTF-8", que é uma codificação de caracteres que suporta uma ampla variedade de caracteres, incluindo caracteres acentuados, caracteres de diferentes idiomas e símbolos especiais.
Deixaremos então o nosso arquivo hello.bat da seguinte maneira:
chcp 65001
echo olá mundo!
Espero ter ajudado. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Obrigado! = )