Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] Falha na build do jenkins

Na primeira aula do curso Continuous Delivery For Machine Learning são executados alguns comandos docker para configurar o projeto do curso. Passeo por todos os vídeos sem grandes problemas até o último, Docker Compose. No vídeo o instrutor executa o comando docker-compose up -d --build --remove - orphans e a aplicação é iniciada com sucesso. No entanto, ao executar o mesmo comando recebo uma mensagem de erro, indicando falha na build do jenkins. Ainda não encontrei uma solução para este problema e preciso rodar o projeto para continuar as aulas, vcs poderiam me ajudar? PS: Estou utilizando linux, ubuntu 20.04. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas
solução!

Olá, Vinicius, tudo bem?

O erro aponta incompatibilidade de versões dos plugins do Jenkins. Note que há uma mensagem "requires a great version of Jekins than 2.347", o que significa que é necessário uma versão maior que a 2.347.

Para resolver esse problema, você pode alterar as versões do Jenkins e do Blue Ocean ( ambas são coleções de plugins dentro do Jenkins).

Para isso siga os passos abaixo:

  • No VSCode, vá no arquivo Dockerfile-jenkins e na linha FROM jenkins/jenkins:2.347-jdk11 apague-o e substitua por:

    FROM jenkins/jenkins:2.361.4-jdk11
    

Com essa ação, alteramos a versão do Jenkins.

  • Em seguida, na linha RUN jenkins-plugin-cli --plugins blueocean:1.25.5 build-timestamp:1.0.3 timestamper:1.17 pollscm:1.3.1 github-api:1.303-400.v35c2d8258028. Substitua por:

    RUN jenkins-plugin-cli --plugins blueocean:1.27.5.1 build-timestamp:1.0.3 timestamper:1.17 pollscm:1.3.1 github-api:1.314-431.v78d72a_3fe4c3
    

Com isso, a versão do Blue Ocean e a API do GitHub será alterada.

Caso ainda assim, não funcione, peço que teste para uma versão mais recente da API. Aqui você pode encontrar as versões.

Deixo também como consulta a resolução encontrada de um aluno aqui no fórum para o mesmo problema.

Espero ter ajudado e fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Para mim deu certo utilizando o jenkins 2.375.1, acho que vale atualizar o repositório quando tiver a certeza da versão.

Aqui também funcionou usando a versão 2.375.1

FROM jenkins/jenkins:2.375.1-jdk11

Obrigado pela dica!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software