Olá Klebson! Tudo certo? Espero que sim. 🙂
Quando estamos lidando com Python através de uma IDE como o Pycharm, muitas vezes se faz necessário indicar ao Pycharm onde a instalação do Python está localizada dentro da máquina. Outra forma de se dizer isso seria que temos que escolher o interpretador correto do Python.
A seguir eu vou recomendar alguns passos que poderão resolver a questão.
A primeira recomendação é a criação de um ambiente virtual. Esse ambiente virtual irá ajudá-lo a encontrar a referência de instalação do interpretador do Python mais facilmente, além de ajudar a gerenciar as possíveis várias bibliotecas que você irá utilizar ao longo do seu projeto. Você pode encontrar instruções de como criar um ambiente virtual nos seguinte artigo Ambientes virtuais em Python.
Após a criação e ativação de um ambiente virtual, eu recomendo a que você selecione o interpretador python adequado para o projeto, sendo ele aquele que você acabou der criar no ambiente virtual. Para fazer isso, basta seguir os seguintes passos:
1) Usar o comando de teclado + + para abrir a aba de configurações;
2) Digitar Interpreter na barra de busca no menu de configurações para entrar na aba destinada à configuração de interpretadores de linguagem Python;
3) Selecionar a opção Add Interpreter (Adicionar Interpretador) para adicionar o interpretador do ambiente virtual;
4) Selecione a opção Add Local Interpreter (Adicione interpretador local);
5) Uma nova aba de configurações será aberta. Certifique-se de marcar a opção de escolha de um novo interpretador que já existe, marcando a opção Existing (Existente);
6) Selecione o botão denotado por reticências para buscar o interpretador do ambiente virtual;
7) O interpretador do ambiente virtual estará dentro do diretório bin
que, por sua vez, estará dentro do diretório venv
, tendo o nome de python3.10
(sujeito a outras versões dpendendo da versão do módulo venv instalado). Exemplo de path: venv
> bin
> python3.10
.
8) Selecionar o botão Apply (Aplicar) para selecionar o novo interpretador como o padrão do projeto.
Verifique o interpretador selecionado na parte do rodapé inferior direto da IDE. Caso ainda não estiver selecionado basta trocar para o correto do ambiente virtual.
Espero ter ajudado! Quaisquer dúvidas, estou à disposição. 😉