6
respostas

[Bug] estou com o erro: TemplateDoesNotExist at /

Boa tarde,

Pessoal, na aula 05 Templates, dentro (03 Projeto, app e views), quando o professor manda colocar o código:

from django.shortcuts import render

def index(request):
    return render(request, 'index.html')

no arquivo views.py do app galeria. e tento rodar o servidor , a página da erro de: TemplateDoesNotExist at /

index.html

O que eu faço pra corrigir isso?

6 respostas

Depois de bater cabeça fechei o meu projeto sem alterar nada e acessei novamente e funcionou normalmente. Acho isso uma falha do VSCode.

Tudo funcionando. vida que segue.

Oi Maxsuel, tudo bem?

Isso é comum acontecer quando estamos trabalhando com templates, não é problema do VSCode. Na maior parte das vezes basta "derrubar" o servidor através do comando

ctrl + C

e subir novamente

python manage.py runserver

Bom dia, stra Cristiane,

Mas fazer o CTRL+C e rodar o runserver novamente, foi o que eu mais fiz. e não resolvia nada.Só resolveu quando eu fechei o VSCode e abrir novamente.

att, Maxsuel Victor

Estou com o mesmo problema:

TemplateDoesNotExist at / index.html

Request Method: GET

Request URL: http://127.0.0.1:8000/

Django Version: 4.1.7

Exception Type: TemplateDoesNotExist

Exception Value: index.html

Exception Location: C:\Alura\alura-space\venv\Lib\site-packages\django\template\loader.py, line 19, in get_template Raised during: galeria.views.index

Criei o diretório templates no diretório principal da aplicação e o arquivo index.html dentro dele.

Parei e subi o servidor. Saí do VS Code e entrei novamente.

Por favor, desconsidere o erro acima.

O motivo era não ter salvo o arquivo setup/settings.py após as alterações.

Após salvá-lo. O erro parou de ocorrer.

Talvez isto explique o erro obtido pelo Maxsuel, o qual deve ter salvado todos os arquivos com alguma alteração ao sair do VS Code, corrigindo o problema.

Que bom que deu certo. Show de bola. : )