1
resposta

[Bug] Estou com dificuldade para ativar SSL, conforme imagem

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Estou fazndo todo o passo a passo, até já fui nas configuração do firewall para habilitar o apache, mas não resolveu. não consigo dar continuidade. Estou travada na aula : Blindando su site

1 resposta

Oi,

Como você mencionou que está travada na parte de ativar SSL com o plugin "Really Simple SSL", vou te orientar com base nos problemas mais comuns.

Certificado SSL não instalado no servidor

O plugin só funciona se o certificado SSL já estiver instalado no servidor (como Let's Encrypt, por exemplo).

Como verificar:

• Acesse seu site com https://seudominio.com.br
  • Se der erro de conexão segura, é porque o certificado não está instalado ainda.

Solução:

• Se você está usando hospedagem própria (como XAMPP ou Apache local), precisará instalar manualmente um certificado SSL, ou usar algo como o LocalWP que já vem pronto com SSL.
  • Em hospedagens como HostGator, Locaweb ou similares, ative o SSL pelo painel do provedor (geralmente tem opção "SSL grátis").

Apache ou firewall bloqueando a porta 443

Se você habilitou o Apache no firewall, também precisa garantir que:

• A porta 443 está liberada
  • O módulo ssl_module está ativo no Apache (em httpd.conf ou apache2.conf)

Plugin ativado antes do certificado

Se ativou o "Really Simple SSL" antes de ter o certificado, ele trava e pode não conseguir ativar o SSL.

Solução:

• Desative o plugin
  • Instale/configure o SSL
  • Reative o plugin

Configuração do wp-config.php ou .htaccess

Alguns servidores precisam de ajustes nesses arquivos para permitir redirecionamento HTTPS. O plugin geralmente faz isso automaticamente, mas bloqueios no servidor podem impedir.

Próximo passo:

Se puder, envie a mensagem de erro exata ou uma captura de tela da parte que está travando — com isso consigo ser mais precisa na ajuda.

Você está usando um servidor local (como XAMPP) ou está hospedando em um provedor como HostGator, Locaweb, etc.?