3
respostas

[Bug] Erro no configurar o eslint, ele diz que precisa atualizar, porem da erro.

Não estou conseguindo configurar o eslint, logo estou parendo no começo da aula.

Erros ao atualizar e configurar o eslint!

3 respostas

Olá William!

O problema, pode estar relacionado à versão do Node.js que você está utilizando. O ESLint e alguns de seus pacotes requerem uma versão mais recente do Node.js do que a que você tem instalada atualmente (Node 14.21.3).

Primeiro confirma, se é um versão abaixo da 18, com o comando:

node -v

Caso seja nesmo, por favor, acesse o site oficial do Node.js (nodejs.org) e baixe a versão LTS (Long Term Support), recomendada por sua estabilidade. Você pode baixar diretamente aqui.

Após a instalação, verifique se a nova versão foi instalada corretamente com:

node -v

Apague a pasta node modules e depois instale novamente com o comando:

npm install

Após isso, tente configurar o ESLint novamente com npm init @eslint/config para ver se o problema foi resolvido.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Como pode ver a versão do nome é a 20.14 é o erro insiste em acontecer, quando vou configurar o ESlint, ja estou em desespero com isso , para notas eu ja exclui o node_module e esse erro volta a acontecer, eu so queria configurar o Eslint ta sendo uma tarefa Homérica.! Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Willian!

No terminal, apesar desse errinhos e avisos no final aparece a seguinte mensagem "Successfully created /home/[...]/aluroni-router-aula1.2/eslint.config.mjs file.", isso indica que o arquivo de configuração do ESLint (eslint.config.mjs) foi criado com sucesso no diretório do projeto. Assim como na aula:

Mensagem de sucesso no terminal

Mas uma observação na sua máquina a versão instalada é a que tem o arquivo com final .mjs e o da aula ta usando "Json".

Acredito que tenha algum erro de versão no Eslint Tente utilizar a mesma versão dos eslint na sua máquina verifique se está na versão ^8.9.0:

"devDependencies": {
    "@typescript-eslint/eslint-plugin": "^5.12.1",
    "@typescript-eslint/parser": "^5.12.1",
    "eslint": "^8.9.0",
    "eslint-plugin-react": "^7.28.0",
    "sass": "^1.49.0",
    "typescript-plugin-css-modules": "^3.4.0"
  }
}

Caso tenha diferenças cole esse código, por cima do dev dependencies do seu projeto, rode o "npm i", novamente.

Ou force a instalação da mesma versão da aula com o comando:

npm install eslint@8.9.0 --save-dev

Por fim, tente novamente configurar com npm init @eslint/config.

Caso o erro persista, baixe a versão do projeto da aula que já vem com o arquivo eslint.json.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!