Estou com um erro ao subir a minha máquina virtual de firewall. Alguém saberia como corrijo esse erro?

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou com um erro ao subir a minha máquina virtual de firewall. Alguém saberia como corrijo esse erro?

Jean, esse panic do kernel (“Fatal trap 1: privileged instruction fault while in kernel mode”) costuma aparecer quando o FreeBSD/pfSense tenta executar instruções de CPU que o hypervisor não está a passar correctamente — em especial quando há algum “paravirtualization/enlightenments” activo ou quando o VM recebe apenas 1 vCPU. A cadeia de mensagens que antecede o panic (“Root mount waiting for: usbus0 usbus1 CAM…”) confirma que o sistema ainda estava a detectar o hardware virtual antes de cair.
| Hypervisor | Ajustes que normalmente resolvem |
|---|---|
| VirtualBox (Windows, macOS ou Linux) | * Sistema → Processador: atribua 2 vCPUs.* Sistema → Aceleração: Paravirtualização “None” (ou “Legacy/Minimal”).* Certifique-se de que VT-x/AMD-V e Nested Paging estão ligados.* Se estiver no Windows 11 e vir o ícone da “tartaruga verde”, o host está a rodar com Hyper-V/WSL2 activo; desabilite-o ou use bcdedit /set hypervisorlaunchtype off. Esses pontos já foram relatados por outros utilizadores com o mesmo erro ([VirtualBox Forums][1]) |
| Hyper-V | Dentro das propriedades da VM marque “Compatibilidade de processador” ou crie a VM como Generation 1.Desabilite recursos de Enlightenments que não sejam necessários (ex.: “nested virtualization”, “SMT”). Isso evita que o FreeBSD receba flags de CPU que não reconhece ([Netgate Forum][2]) |
| Proxmox / QEMU-KVM | Use machine: pc-i440fx ou q35, CPU type host ou kvm64 sem as flags hv_* (ex.: no args: -cpu host,hv_time=off,hv_relaxed=off,…). Muitos relatos de kernel panic no FreeBSD 13/14 sumiram depois dessa alteração ([Linux Containers Forum][3]) |
Adicione outra interface de rede emulado em E1000 no lugar de VirtIO apenas para o instalador.
No menu de boot do pfSense, pressione 3 para chegar ao prompt do loader e digite:
set hw.vtnet.mq_disable="1"
boot
(desliga filas múltiplas do driver VirtIO — ajuda em certos CPUs AMD).
Carregue o kernel de debug (boot kernel.debug) para obter um backtrace mais detalhado, caso precise abrir issue no fórum da Netgate.
Experimente os ajustes de CPU primeiro — na maioria dos casos basta aumentar para 2 núcleos e remover as “enlightenments” que o erro desaparece. Se tiver detalhes sobre o hypervisor ou continuar com o problema, manda aqui que a gente investiga mais. Boa sorte!