Estou com um erro ao subir a minha máquina virtual de firewall. Alguém saberia como corrijo esse erro?

Estou com um erro ao subir a minha máquina virtual de firewall. Alguém saberia como corrijo esse erro?

Jean, esse panic do kernel (“Fatal trap 1: privileged instruction fault while in kernel mode”) costuma aparecer quando o FreeBSD/pfSense tenta executar instruções de CPU que o hypervisor não está a passar correctamente — em especial quando há algum “paravirtualization/enlightenments” activo ou quando o VM recebe apenas 1 vCPU. A cadeia de mensagens que antecede o panic (“Root mount waiting for: usbus0 usbus1 CAM…”) confirma que o sistema ainda estava a detectar o hardware virtual antes de cair.
Hypervisor | Ajustes que normalmente resolvem |
---|---|
VirtualBox (Windows, macOS ou Linux) | * Sistema → Processador: atribua 2 vCPUs.* Sistema → Aceleração: Paravirtualização “None” (ou “Legacy/Minimal”).* Certifique-se de que VT-x/AMD-V e Nested Paging estão ligados.* Se estiver no Windows 11 e vir o ícone da “tartaruga verde”, o host está a rodar com Hyper-V/WSL2 activo; desabilite-o ou use bcdedit /set hypervisorlaunchtype off . Esses pontos já foram relatados por outros utilizadores com o mesmo erro ([VirtualBox Forums][1]) |
Hyper-V | Dentro das propriedades da VM marque “Compatibilidade de processador” ou crie a VM como Generation 1.Desabilite recursos de Enlightenments que não sejam necessários (ex.: “nested virtualization”, “SMT”). Isso evita que o FreeBSD receba flags de CPU que não reconhece ([Netgate Forum][2]) |
Proxmox / QEMU-KVM | Use machine: pc-i440fx ou q35 , CPU type host ou kvm64 sem as flags hv_* (ex.: no args: -cpu host,hv_time=off,hv_relaxed=off,… ). Muitos relatos de kernel panic no FreeBSD 13/14 sumiram depois dessa alteração ([Linux Containers Forum][3]) |
Adicione outra interface de rede emulado em E1000 no lugar de VirtIO apenas para o instalador.
No menu de boot do pfSense, pressione 3 para chegar ao prompt do loader e digite:
set hw.vtnet.mq_disable="1"
boot
(desliga filas múltiplas do driver VirtIO — ajuda em certos CPUs AMD).
Carregue o kernel de debug (boot kernel.debug
) para obter um backtrace mais detalhado, caso precise abrir issue no fórum da Netgate.
Experimente os ajustes de CPU primeiro — na maioria dos casos basta aumentar para 2 núcleos e remover as “enlightenments” que o erro desaparece. Se tiver detalhes sobre o hypervisor ou continuar com o problema, manda aqui que a gente investiga mais. Boa sorte!