Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
14
respostas

[Bug] erro na instalação

Boa noite!! fui preparar o ambiente de trabalho ocorreram dois erros e nao consegui verificar o erro o primiero foi na instalação do Docker intalei seguindo os passos e ai dei essa mensagem e o Docker nao abre.... e na instalação no vs code no npm start deu essa outra mensagem alguem pode me ajudar nesses dois casos? obs: meu computador preenche todos os requisitos para a instalaçãoInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

14 respostas

Salve, Kelton!

Pra conseguir rodar o docker no seu windows, vc vai precisar atualizar o seu WSL.

Normalmente o procedimento é simples, pode abrir o powershell e digitar:

wsl –update

E quando terminar, reinicializar o sistema operacional.

Consegue testar e ver se resolve? Diz pra gente depois se deu certo :)

Sobre o NPM start, me parece ser a versão do Node.

Eu super indico o uso do NVM.

Pra garantir a máxima compatibilidade com esse projeto, a versão do Node indicada é a 16.

Esse artigo explica como instalar e utilizar o NVM.

Vamos por partes a primeira sugestao que vc me passou eu ate ja tinha feito entre outras que pesquisei e executei porem nao sei se executei de forma errada, pois no video do passo a passo nao diz que vc tem primeiro baixar as atualizações e somente depois baixar o docker, eu segui as orientações que estavam no video meu pc tinhas os requisitos entao baixei, su sugestao aparece essa informação a seguir no print Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nada Funciona, e para piorar fiz toda a instalação do nvm e mesmo assim nao abre e agora da um erro no terminal que nem carrega a pagina , nossa que horrivel nao ter suporte

Vamos lá, Kelton!

Vamos tratar do docker primeiro.

No seu printscreen, o Docker Desktop pediu pra gente atualizar o wsl:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando vc rodou o commando sugerido pelo docker, o windows avisou que não existe wsl instalado para ser atualizado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Então, nosso próximo passo é instalar o wsl, e esse artigo explica o passo a passo. Isso pode resolver o problema que impede o Docker Desktop de se inicializar.

Agora, vamos ao problema com o Node e o projeto base.

Entendi que você conseguiu instalar o NVM. Pra ter certeza que funciona do jeito que espera, você pode experimentar os comandos:

nvm use 16

Ao executar esse comando, esperamos uma saída parecida com: Now using node v16.16.0 (npm v8.11.0).

Pra termos a certeza absoluta de que isso funciona, vc pode rodar o comando:

node -v

Ao executar esse comando, esperamos uma saída parecida com: v16.16.0.

Com tudo isso no lugar, temos o ambiente pronto pra começar. Quando trocamos a versão de node depois de termos executado um npm install, para qualquer projeto, precisamos deletar a pasta node_modules e executar novamente o npm install.

O npm trata de baixar para o node_modules as bibliotecas em suas versões especificas para nosso ambiente de trabalho. No seu caso, agora, temos windows e node 16.

Consegue testar essas instruções pra ver se tudo funciona como o esperado?

bom dia! vamos por etapas o comando e o tutorial que vc me passou do Docker esta dando erro quando eu digito o comando wsl --install aparece essa tela nao segue ao exemplo que esta no passo a passo cheguei a digitar o comando wsl --install -d Ubuntu e ele ficou travado e nao carregou tipo 10 minitos e nao saiu do 0%, desliguei edigitei outro comando que tinha nessa tela azul wsl --install --distribution Debian essa baixou o comando normal mas nao sei pra que ela serviu nao alterou nadaInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora com o WSL instalado, podemos ver se o Docker já funciona.

Quando vc abreo o Docker Desktop, o que acontece?

A parte do node tambem nao esta correta, nao tem essa versao instalada veja o printInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sobre o Node, ainda temos a versão errada e com isso não vamos conseguir rodar o projeto. Consegue ir ao painel de controle e desinstalar a versão do node que você tem?

Apesar de ter o NVM corretamente instalado, ele não funciona conforme o esperado.

ainda nao consegui instalar o docker ja reiniciei e mesmo assim ainda esta com o mesmo erroInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

é ir no painel de controle e desinstalar o nodes.js? se for isso acabei de fazer... desinstalei o nodes .js

Bom dia!! comecei a seguir um tutotial no youtube pra instalar o WSL e ai chegou em uma tela que pede algo que nao sei o que fazer, sinceramente nao tem como vcs colocarem uma aula atualizada ou um chat com suporte para auxiliar os alunos pq ta complicado pois esta parecendo que ninguem sabe o que resolver ou eu devo abandonar esse curso e passar para o proximo? a tela é essa no printInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Boa Noite! eu nao encontrei o erro, mas resolvi o problema, fiz o seguinte procedimento, desisntalei todos os programas que pedia na pagina preparando o ambiente e fui reinstalando passo a passo, porem antes de instalar o Docker fiz preenchi todos os requisitos antes e somente depois baixei o docker ai aparentemente deu certo, acho que o erro foi que eu rodei o docker antes de instalar o Wsl mas aparentimente esta tudo normal inclusive ate o npm start abriu normal

Salve, Kelton!

Que bom que deu certo.

Agora você agora possui a Luri disponível pra te ajudar com as suas dúvidas, sempre que precisar.

Não deixe também de postar no fórum ou no discord sempre que precisar de ajuda!

Um abraço e bons estudos.