Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

[Bug] erro na instalação

Boa noite!! fui preparar o ambiente de trabalho ocorreram dois erros e nao consegui verificar o erro o primiero foi na instalação do Docker intalei seguindo os passos e ai dei essa mensagem e o Docker nao abre.... e na instalação no vs code no npm start deu essa outra mensagem alguem pode me ajudar nesses dois casos? obs: meu computador preenche todos os requisitos para a instalaçãoInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

14 respostas

Salve, Kelton!

Pra conseguir rodar o docker no seu windows, vc vai precisar atualizar o seu WSL.

Normalmente o procedimento é simples, pode abrir o powershell e digitar:

wsl –update

E quando terminar, reinicializar o sistema operacional.

Consegue testar e ver se resolve? Diz pra gente depois se deu certo :)

Sobre o NPM start, me parece ser a versão do Node.

Eu super indico o uso do NVM.

Pra garantir a máxima compatibilidade com esse projeto, a versão do Node indicada é a 16.

Esse artigo explica como instalar e utilizar o NVM.

Vamos por partes a primeira sugestao que vc me passou eu ate ja tinha feito entre outras que pesquisei e executei porem nao sei se executei de forma errada, pois no video do passo a passo nao diz que vc tem primeiro baixar as atualizações e somente depois baixar o docker, eu segui as orientações que estavam no video meu pc tinhas os requisitos entao baixei, su sugestao aparece essa informação a seguir no print Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Nada Funciona, e para piorar fiz toda a instalação do nvm e mesmo assim nao abre e agora da um erro no terminal que nem carrega a pagina , nossa que horrivel nao ter suporte

Vamos lá, Kelton!

Vamos tratar do docker primeiro.

No seu printscreen, o Docker Desktop pediu pra gente atualizar o wsl:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando vc rodou o commando sugerido pelo docker, o windows avisou que não existe wsl instalado para ser atualizado:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Então, nosso próximo passo é instalar o wsl, e esse artigo explica o passo a passo. Isso pode resolver o problema que impede o Docker Desktop de se inicializar.

Agora, vamos ao problema com o Node e o projeto base.

Entendi que você conseguiu instalar o NVM. Pra ter certeza que funciona do jeito que espera, você pode experimentar os comandos:

nvm use 16

Ao executar esse comando, esperamos uma saída parecida com: Now using node v16.16.0 (npm v8.11.0).

Pra termos a certeza absoluta de que isso funciona, vc pode rodar o comando:

node -v

Ao executar esse comando, esperamos uma saída parecida com: v16.16.0.

Com tudo isso no lugar, temos o ambiente pronto pra começar. Quando trocamos a versão de node depois de termos executado um npm install, para qualquer projeto, precisamos deletar a pasta node_modules e executar novamente o npm install.

O npm trata de baixar para o node_modules as bibliotecas em suas versões especificas para nosso ambiente de trabalho. No seu caso, agora, temos windows e node 16.

Consegue testar essas instruções pra ver se tudo funciona como o esperado?

bom dia! vamos por etapas o comando e o tutorial que vc me passou do Docker esta dando erro quando eu digito o comando wsl --install aparece essa tela nao segue ao exemplo que esta no passo a passo cheguei a digitar o comando wsl --install -d Ubuntu e ele ficou travado e nao carregou tipo 10 minitos e nao saiu do 0%, desliguei edigitei outro comando que tinha nessa tela azul wsl --install --distribution Debian essa baixou o comando normal mas nao sei pra que ela serviu nao alterou nadaInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora com o WSL instalado, podemos ver se o Docker já funciona.

Quando vc abreo o Docker Desktop, o que acontece?

A parte do node tambem nao esta correta, nao tem essa versao instalada veja o printInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sobre o Node, ainda temos a versão errada e com isso não vamos conseguir rodar o projeto. Consegue ir ao painel de controle e desinstalar a versão do node que você tem?

Apesar de ter o NVM corretamente instalado, ele não funciona conforme o esperado.

ainda nao consegui instalar o docker ja reiniciei e mesmo assim ainda esta com o mesmo erroInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

é ir no painel de controle e desinstalar o nodes.js? se for isso acabei de fazer... desinstalei o nodes .js

Bom dia!! comecei a seguir um tutotial no youtube pra instalar o WSL e ai chegou em uma tela que pede algo que nao sei o que fazer, sinceramente nao tem como vcs colocarem uma aula atualizada ou um chat com suporte para auxiliar os alunos pq ta complicado pois esta parecendo que ninguem sabe o que resolver ou eu devo abandonar esse curso e passar para o proximo? a tela é essa no printInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Boa Noite! eu nao encontrei o erro, mas resolvi o problema, fiz o seguinte procedimento, desisntalei todos os programas que pedia na pagina preparando o ambiente e fui reinstalando passo a passo, porem antes de instalar o Docker fiz preenchi todos os requisitos antes e somente depois baixei o docker ai aparentemente deu certo, acho que o erro foi que eu rodei o docker antes de instalar o Wsl mas aparentimente esta tudo normal inclusive ate o npm start abriu normal

Salve, Kelton!

Que bom que deu certo.

Agora você agora possui a Luri disponível pra te ajudar com as suas dúvidas, sempre que precisar.

Não deixe também de postar no fórum ou no discord sempre que precisar de ajuda!

Um abraço e bons estudos.