Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Bug] Erro na execução do json-server --watch

Olá, parece que o PowerShell está bloqueando alguns comandos específicos no terminal no caso na parte do "json-server --watch", ele é bloqueado, impedindo o progrsso do curso

json-server : O arquivo C:\Users\eduar\AppData\Roaming\npm\json-server.ps1 não pode ser carregado porque a execução de scripts foi desabilitada neste sistema. Para obter mais informações, consulte about_Execution_Policies 
em https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=135170.
No linha:1 caractere:1
+ json-server --watch backend/videos.json
+ ~~~~~~~~~~~
    + CategoryInfo          : ErrodeSegurança: (:) [], PSSecurityException
    + FullyQualifiedErrorId : UnauthorizedAccess

Não sei se é seguro desabilitar esse recurso do powerShell, existe alguma forma alternativa ?

1 resposta
solução!

Oi, Eduardo, tudo bem?

O PowerShell tem uma política de segurança que impede a execução de scripts que não são assinados, especialmente se sua política de execução estiver configurada como "Restricted", que é o padrão.

Para liberar a execução de script no PowerShell basta seguir os passos abaixo:

Passo 1

  • Va em pesquisar no menu do Windows digite PowerShell e selecione o ícone clicando nele com o botão direito e clique em executar como Administrador.

  • Caso apareça uma janela com a seguinte mensagem “Deseja permitir que esse aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”; clique em Sim.

    Início da transcrição. Imagem do menu pesquisar do windows 10, menu em cores cinza e com três destaques usando retângulos vermelhos, o primeiro destaque está na caixa de pesquisa, na parte inferior da imagem, na caixa de pesquisa está escrito PowerShell; o segundo destaque está na parte superior esquerda da imagem destacando o programa PowerShell, o terceiro destaque é para o menu de contexto do programa, está destacado a opção Executar como Administrador. Final da transcrição.

Passo 2

  • No PowerShell digite o seguinte comando e pressione enter:

    Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser
    
  • Será perguntado se deseja aceitar as mudanças, digite s e pressione enter para confirmar.

    Início da transcrição. Imagem do PowerShell, imagem com fundo azul, possui dois destaques realizados usando retângulos vermelhos, o primeiro destaque está no comando “Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser” digitado pelo usuário e o segundo destaque está na letra “s” digitada pelo usuário após executar o primeiro comando. Final da transcrição.

Seguindo os passos acima será liberado a permissão para a execução de scripts no PowerShell.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!