Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Erro na colisão da bolinha com a raquete

A bolinha simplesmente é rebatida antes de chegar na raquete, é como se a raquete ocupasse uma area de quase metade da tela, não estou conseguindo resolver esse erro.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//variaveis retangulo
let xRaquete = 5;
let yRaquete= 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
let velocidadeRaquete = 5;



//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  moveRaquete();
  colisaoRaquete();
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete() {
   rect(xRaquete, yRaquete,comprimentoRaquete,alturaRaquete);
}

function moveRaquete (){
    if (keyIsDown(UP_ARROW))
    yRaquete = yRaquete -5;
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW))
    yRaquete = yRaquete +5;

  }


function colisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < yRaquete + comprimentoRaquete 
    ){
    velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}


2 respostas
solução!

Olá Gabriel, tudo bem? Pelo que entendi, o problema está na colisão da bolinha com a raquete, certo? Analisando o seu código, percebi que na função "colisaoRaquete()", a condição de colisão está sendo verificada apenas com a coordenada y da raquete e não com a altura da raquete. Para corrigir isso, você pode adicionar a altura da raquete na condição, ficando assim:

function colisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete &&
      yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete &&
      yBolinha + raio > yRaquete) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

Dessa forma, a colisão será verificada com a altura da raquete também. Espero ter ajudado e bons estudos!

vlw eu tentei fazer isso mas não entendi como funciona esse codigo todo