3
respostas

[Bug] erro de referencia não estou achando onde

Quando fui fazer a lista deu erro de referencia e não estou achando o erro em meu codigo carro.js

//Codigo do carro
let xCarros=[600,600,600]
let yCarros=[40,96,150];
let velocidadeCarros=[2,2.5,3.2];

function mostraCarro(){
image(pngCarros[0],xCarros[0],yCarros[0],50,40)
image(pngCarros[1],xCarros[1],yCarros[1],50,40);
image(pngCarros[2],xCarros[2],yCarros[2],50,40);
}
function movimentaCarro(){
xCarros[0]-=velocidadeCarros[0];
xCarros[1]-=velocidadeCarros[1];  
xCarros[2]-=velocidadeCarros[2];
}
function voltaPosicaoInicialDoCarro(){
if(xCarros[0]<-30){
xCarros[0]=600} 
if(xCarros[1]<-30){
xCarros[1]=600}
if(xCarros[2]<-30){
xCarros[2]=600}
}

segue abaixo o restante do código( não consegui colocar os 3 aqui)

3 respostas

imagens.js

//imagens do jogo
let pngEstrada;
let pngAtor;
let pngCarro;
let pngCarro2;
let pngCarro3;
function preload(){
pngEstrada=loadImage("imagens/estrada.png");
pngAtor=loadImage("imagens/ator-1.png");
pngCarro=loadImage("imagens/carro-1.png");
pngCarro2=loadImage("imagens/carro-2.png");
pngCarro3=loadImage("imagens/carro-3.png");

}

sketch.js


function setup() {
createCanvas(500, 400);
}
function draw() {
background(pngEstrada);
mostraAtor();
mostraCarro();
movimentaCarro();
movimentaAtor();
voltaPosicaoInicialDoCarro();
}

Olá Julius, tudo bem?

Sentimos muito pela demora em obter uma resposta.

É necessário ter acesso ao seu código para que eu seja mais assertivo sobre como sanar esse erro e te indicar os locais de correção, visualizar o terminal ajuda muito, além do arquivo do ator.js, erros de referência pode ser por muitos motivos que podem ir além do código em si, sendo assim peço que compartilhe o seu projeto para que eu possa te auxiliar.

Para compartilhar o projeto no P5, siga os passos abaixo:

  • Com o p5 aberto e já logado, clique em File (arquivo)
  • Logo depois em Share(compartilhar)
  • Por fim, copie o terceiro link do "edit".
  • Cole o link na resposta do fórum

Deixo abaixo um gif que exemplifica o procedimento de compartilhamento do código:

O gif ou uma série de capturas que dá uma impressão de vídeo, mostra uma tela do navegador que estar aberta na ferramenta p5.js, o gif serve  exemplificar para o aluno Gabriel Como ele pode compartilhar o link, o fundo da tela está todo acinzentado escuro em poucos segundos mostra algumas linhas de códigos que não é interessante para o aluno o mouse se direciona fazendo os seguintes comandos dentro da plataforma, aba arquivo que fica no topo da tela do p5, e depois compartilhar e clicar na terceira e última opção, nesse tutorial são abertos pequenos pop-ups que auxiliar a legibilidade do aluno para realizar os comandos, por fim o gif apresenta colando o link no fórum da comunidade alura

fico no aguardo!

Um grande abraço e até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software