1
resposta

[Bug] Erro de gradle quando abro o projeto

Baixei o projeto, mas ao abri-lo tanto no vscode como no Android Studio, apresenta erro de gradle. Acredito que seja por causa da versão do android ou do sdk que tenho instalada desde os cursos da formação anterior. Entretanto, estou desenvolvendo um projeto com estas versões no meu estágio e nao posso modifica-las pois darão erro. Como posso fazer? não estou conseguindo continuar o curso de api por causa deste erro de gradle. Vcs podem me ajudar?

1 resposta

Olá, Fabiana, como vai?

O erro de Gradle geralmente está relacionado à incompatibilidade entre as versões do projeto e as ferramentas configuradas no seu ambiente. Vou te explicar como resolver sem alterar as versões que você usa no seu estágio.

Passo a passo para ajustar o projeto sem impactar seu ambiente atual:

Crie um ambiente isolado para o curso

• Faça uma cópia do projeto baixado para uma pasta separada, onde possa aplicar mudanças sem afetar o que já está configurado para o seu estágio.

Atualize o arquivo gradle-wrapper.properties

• Localize o arquivo em:
<diretório-do-projeto>/android/gradle/wrapper/gradle-wrapper.properties
  • Verifique a linha com distributionUrl. Atualize para uma versão compatível com o SDK configurado no projeto. Por exemplo: distributionUrl=https\://services.gradle.org/distributions/gradle-7.3.3-all.zip

(Troque 7.3.3 pela versão recomendada na documentação ou próxima à configurada no arquivo build.gradle.)

Sincronize as dependências

• No Android Studio, abra o projeto e clique em "Sync Project with Gradle Files" (ícone no topo). Isso garantirá que as dependências sejam baixadas corretamente.

Atualize a versão do Kotlin (se necessário)

Abra o arquivo build.gradle no diretório raiz ou dentro de android/ e procure por:

ext.kotlin_version = 'x.x.x'

Atualize para uma versão que esteja alinhada com a versão do Gradle mencionada no passo anterior.

Execute o Flutter Doctor

• No terminal, rode o comando:
flutter doctor

Esse comando mostrará possíveis configurações pendentes. Instale as dependências listadas (se houver). Rodar o projeto

Após ajustar o ambiente, use o comando:

flutter run

Isso iniciará o projeto no emulador ou dispositivo conectado. Se mesmo assim o problema persistir, compartilhe a mensagem de erro detalhada para que possamos analisar mais a fundo.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado