2
respostas

[Bug] Erro de acentos e caracteres no editor CLion

Oi, pessoal o/

Venho tentando compilar algumas coisas no CLion e sempre vejo que há um problema com os caracteres especiais. Ex:

C:\Users\USUARIO\CLionProjects\untitled\teste.exe
**Bem vindo ao jogo de adivinhação!**

Process finished with exit code 0

Já tentei inserir o #include <locale.h> e adicionar o setlocale (LC_ALL, "Portuguese"); e algumas variações disso. Também alterar as opções de codificação do CLion tanto no arquivo quanto no terminal. Tentei em UTF-8, ISO 8859-1 e WINDOWS 1252, sem sucesso com todos.

Por um momento de mágica, o código reconheceu os caracteres sem problemas e consegui salvar o arquivo .exe, mas logo após isso já voltou a ocorrer o problema de caracteres.

2 respostas

Olá, Agência!

Entendo que você esteja enfrentando problemas com caracteres especiais no CLion. Esse tipo de erro geralmente está relacionado à configuração de codificação de caracteres.

Uma possível solução é verificar se a codificação do seu arquivo fonte está correta. Certifique-se de que o arquivo esteja salvo com a codificação correta, como UTF-8. Você pode verificar isso indo em "File" > "Settings" > "Editor" > "File Encodings" e selecionando a opção correta.

Outra opção é verificar as configurações de codificação do terminal. Certifique-se de que o terminal esteja configurado para a mesma codificação do arquivo fonte. Você pode verificar isso indo em "File" > "Settings" > "Build, Execution, Deployment" > "Toolchains" e selecionando a opção correta.

Se mesmo assim o problema persistir, pode ser necessário adicionar algumas linhas de código ao seu programa para lidar com a codificação correta dos caracteres. Por exemplo, você pode adicionar a seguinte linha no início do seu programa:

setlocale(LC_ALL, "pt_BR.UTF-8");

Isso deve definir a codificação correta para o programa.

Lembre-se de salvar o arquivo após fazer as alterações e recompilar o código para ver se o problema foi resolvido.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema de caracteres especiais no CLion. Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Opa, Matheus. Tudo bom?

Tentei os passos que me informou, mas todos eram itens que eu já havia testado anteriormente, e dessa vez os resultados foram os mesmos :/ Vou deixar o código (atualizado com o setlocation que me passou):

#include <stdio.h>
#include <locale.h>

int main(){
    setlocale(LC_ALL, "pt_BR.UTF-8");
    printf("*************************************\n");
    printf("**Bem vindo ao jogo de adivinhação!**\n");
    printf("*************************************\n");
}

Também setei o file encoding:

File encoding: UTF-8

Tentei em UTF-8, ISO 8859-1 e WINDOWS 1252, sem sucesso com todos.

Também havia testado a troca dos compiladores, alterei do MinGW nativo do CLion pro MingW comum, mas não fez diferença. Acabei retornando ao nativo.

Compiladores