4
respostas

[Bug] Erro ao utilizar JAR em novo projeto

Bom dia a todos !!

Na aula "Criando uma biblioteca com JAR", do módulo Java e java.lang: programe com a classe Object e String;

==> Não consigo utilizar as classes de JAR que importei para um Projeto de Teste.

1) Gerei o Jar do projeto; 2) Criei um Novo Projeto para testar a importação do Jar do item 1; 3) Criei uma pata Libs, e importei o Arquivo Jar criado no item 1; 4) Criei o Build Path do Jar; 5) Criei um classe de Teste, e importei os pacotes/class que estou usando na class de Teste, porém as classe "Conta" que estou usando na Classe de Teste não está sendo reconhecida, conforme mensagem abaixo :

"Conta cannot be resolved to a type"

Estou utilizando JDK 17.0.5

Alguém consegue me ajudar ?

Obrigado !

4 respostas

Olá André, tudo bem? Confirma se você está importando a classe Conta corretamente. É possível que o pacote ou o nome da classe estejam incorretos. A classe Conta está dentro do jar que você importou para o projeto de teste? Se ainda não estiver funcionando, verifique se o jar está sendo adicionado corretamente ao build path do projeto de teste e se não há outros problemas relacionados ao caminho do jar no seu sistema.

Oi Otávio, obrigado pelas respostas.

Já conferi que o nome das classes que estou utilizando no teste, que são ContaCorrente e ContaPoupanca, estão corretas, e o pacote está sendo atribuído automaticamente, então está correto. Detalhe: Tudo funciona de acordo com o esperado, feito durante a aula; exportação das classes para um JAR, criação de um novo Projeto e de um pasta chamada Libs, e a movimentação deste JAR para dentro dessa pasta; Criei o Build Path, que dá origem a uma nova pasta chamada Referenced Libraries, que contém todas os pacotes com todas as classes que estavam no JAR que foi copiado para a pasta Libs; Após este procedimento criei a classe de teste, tentando criar os objetos ContaCorrente e ContaPoupanca, e aparece um problema porque eu ainda não tinha importado os pacotes. O Eclipse me dá como uma das alternativas de solução, a importação da classe com o pacote, e ele cria a linha de Import das classes, mas mesmo com a linha de Import do pacote.classe, continua dando o erro "ContaCorrente cannot be resolved to a type", e o Eclipse continua a oferecer a opção de importar o pacote.classe, mas como já importei, ele não faz nada. Tem um detalhe na linha do Importe pacote.classe, que após a criação desta linha, fica aparecendo o seguinte Erro na linha do Import : "The type Modelo.ContaCorrente is not accessible";

Agradeço muito se puder continuar me ajudando neste assunto. Abraços !!

Bom dia, Andre Luis Pereira de Aquino! Tente o seguinte: (1) remova do build path o jar adicionado em questão. Em seguida, (2) remova o jar da pasta lib. Depois, (3) exclua o arquivo 'module-info.java' de seu projeto que fica dentro da pasta 'src'. Após, (4) adicione novamente o jar à pasta lib. E, por último, (5) adicione ao Build Path o jar em questão novamente e confira se está funcionando.

Apenas um adendo: Você também pode alterar o arquivo 'module-info.java' e colocar entre as chaves a seguinte linha: requires 'nomeDoProjeto'; 'nomeDoProjeto' deve ser o nome do projeto do jar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software