Olá pessoal, estou tentando executar o comando para criar a imagem do projeto, porem só estou obtendo erro! Seria de grande valia uma ajuda, isso já ta corroendo minha mente kkkk
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá pessoal, estou tentando executar o comando para criar a imagem do projeto, porem só estou obtendo erro! Seria de grande valia uma ajuda, isso já ta corroendo minha mente kkkk
Olá, Kelvyn!
O erro "the Dockerfile cannot be empty" indica que o Docker não conseguiu encontrar instruções válidas no seu Dockerfile para construir a imagem.
No seu Dockerfile, a única linha que aparece é:
FROM node:20
Isso indica que você está tentando construir uma imagem baseada na imagem oficial do Node.js, mas não há mais nenhuma instrução. Para que o Dockerfile seja válido e útil, você precisa adicionar mais instruções, como copiar arquivos, instalar dependências e definir comandos para executar.
Aqui está um exemplo básico de como poderia ser o seu Dockerfile:
# Use a imagem oficial do Node.js como base
FROM node:20
# Defina o diretório de trabalho dentro do container
WORKDIR /app
# Copie o package.json e package-lock.json para o diretório de trabalho
COPY package*.json ./
# Instale as dependências do projeto
RUN npm install
# Copie o restante dos arquivos do projeto para o diretório de trabalho
COPY . .
# Exponha a porta que a aplicação vai rodar
EXPOSE 3000
# Comando para iniciar a aplicação
CMD ["npm", "start"]
Este é um exemplo básico e pode precisar de ajustes dependendo das especificidades do seu projeto. Certifique-se de ajustar as portas e comandos conforme necessário.
Depois de ajustar o Dockerfile, tente rodar o comando docker build novamente:
docker build --no-cache -t kelvynpaiva/alurabooks-dk:1.1 .
Espero ter ajudado e bons estudos!
Consegui, meu vscode estava com a opção "salvar automaticamente" desabilitada e o código não estava salvo kkkkkk ai não tinha como o docker ler um arquio que não estava salvo kkkkk Estou a dois dias nisso kkkk e o erro era so isso, muito obrigado, Lucas!