5
respostas

[Bug] Erro ao iniciar Back-End Alurabooks

Ao eu iniciar o Back-End do Alura Books usando o comando: "npm run start-auth", me aparece o seguinte erro:

API disponível em http://localhost:8000
GET /__rules 401 148.207 ms - 51

Como eu poderia Resolve-lo?

5 respostas

Olá, Estevam! Tudo bem?

Então, na verdade, isso que está aparecendo pra ti não é um erro.

Na verdade, o comando foi rodado com sucesso e a API está disponível e pronta pra uso, você só precisa iniciar o Front-End em uma nova aba de console.

Se você acessar o http://localhost:8000/, lá vai abrir uma página padrão que é mais ou menos assim:

imagem do back-end rodando

Essa página é onde está o Back-End.

Agora é só iniciar o Front-End e pronto já pode seguir com o curso.

Em suma era isso. Espero que essas dicas possam te ajudar a resolver o problema! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Estou aqui para ajudar!

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos!

Felizmente, o AluraBooks + o Back-end do alura books funciona, mas no decorrer do curso, nos será ensinado como usar o comando Telnet, e é esse comando que está acontecendo os erros. Eu inicio o Back-End primeiro, depois o Front e na hora que vou usar o comando do Telnet símplesmente dá um erro 400 Bad request.

Segue as screenshots:

Back-End funcionando:

Back-End ligado!Front-End também:

Front-End funcionando!

Erro do Telnet:

Erro do TelnetSe póssivel, me diga o que fazer nesse caso por favor!

Opa Estevam, tudo ok por aí?

Bom inicialmente eu devo dizer que eu também passei por esse problema também, e a solução para ele, na verdade, é bem simples!

Em resumo, o segredo é copiar e colar a mensagem HTTP de um arquivo para o telnet (evitando apertar a tecla Enter para inserir os caracteres de quebra de linha).

Segue o passo a passo que foi validado:

  1. Habilitar o telnet no painel de controle (vide este artigo);
  2. Abrir o cmd do windows (note que é diferente do powershell, mingw ou cygwin);
  3. Digitar telnet localhost 8000;
  4. Ter, em um arquivo de texto, a mensagem HTTP que você quer testar;
  5. Copiar a mensagem HTTP inteira que está no arquivo de texto (não coloque mais de uma mensagem no mesmo arquivo);
  6. Colar na janela do telnet;
  7. Apertar enter duas vezes.

Esse fluxo exato deverá funcionar, mas é bom lembrar que infelizmente o telnet no Windows não é muito amigável. Caso os problemas persistam, a recomendação seria instalar o WSL(Windows Linux Subsystem) e rodar no terminal do WSL, que é um ambiente Linux e funciona melhor nesse caso.

Em suma era isso!

Caso precise eu estarei aqui!

Abraços e bons estudos.

Boa tarde, gente me desculpe a pergunta, provavelment idiota, mas esse quarto passo:

"4. Ter, em um arquivo de texto, a mensagem HTTP que você quer testar;" -

Que mensagem é essa? podeira dar um exemplo? Simplesmente não consigo passar dessa parte.

Obrigado.

Oi Oliver, tudo bem?

Nesse caso seria um rascunho da requisição que você quer fazer, como, por exemplo, essa aqui:

GET / HTTP/1.1

Ou então essa mais complicada aqui:

POST /public/login HTTP/1.1
Content-Type: application/json
Content-length: 45

{"email": "geo@alura.com.br", "senha": "123"}

Essas requisições deveriam funcionar quando copiadas de um local externo e coladas diretamente ali no terminal telnet.

No geral, seria isso, então só revisando, você pode escrever sua requisição telnet no bloco de notas, ou em algum editor de texto qualquer que você use e depois você pode só copiar tudo e colar ali no terminal.

E por favor, caso precise de ajuda com algo mais complexo, peço que você inicie um novo tópico sobre o assunto.

Em suma era isso!

Abraços e bons estudos.