3
respostas

[Bug] Erro ao Iniciar a VM

Boa noite,

Realizei a instalação do Virtual Box e criei a VM Ubuntu (64-bit), com as configurações abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Mas ao iniciar a VM para seguir com instalação do sistema operacional Ubuntu, ele apresenta o erro abaixo, já verifiquei no Fórum e não achei algo parecido.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO sistema operacional da minha maquina é Debian GNU/Linux 11 bullseye (x86-64) - 6.7.0-keepos.

Alguém consegue me auxiliar?

Obrigado.

3 respostas

Olá Iverson. Tudo bem?

Esse erro pode estar relacionado a algumas configurações ou permissões no seu sistema. Aqui estão algumas sugestões para resolver o problema:

1. Verifique a Virtualização: Garanta que a virtualização está habilitada na BIOS/UEFI do seu computador. Procure por opções como "Intel VT-x" ou "AMD-V" e ative-as.

2. Permissões do Usuário: Verifique se o seu usuário tem permissão para acessar o VirtualBox. Você pode tentar adicionar seu usuário ao grupo vboxusers com o comando:

sudo usermod -aG vboxusers seu_usuario

Depois, faça logout e login novamente.

3. Atualize o VirtualBox: Certifique-se de que está usando a versão mais recente do VirtualBox. Às vezes, bugs são corrigidos em atualizações.

4. Reinstale os Módulos do Kernel: Execute o seguinte comando para garantir que os módulos do kernel do VirtualBox estejam corretamente instalados:

sudo /sbin/vboxconfig

5. Verifique as Configurações da VM:

• Aumente a memória de vídeo para pelo menos 128 MB.
    • Desative o áudio, caso não seja necessário.
    • Verifique se o arquivo ISO está correto e não corrompido.
  6. Logs do VirtualBox: Verifique os logs do VirtualBox para obter mais detalhes sobre o erro. Eles podem ser encontrados na pasta da VM, geralmente em ~/VirtualBox VMs/NOME_DA_VM/Logs.

Verifique se sua máquina tem espaço de armazenamento.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Boa tarde Renan,

Realizei os passos enviado na interação anterior e mesmo assim ainda não consigo reiniciar a VM.

Agora eu iniciar a VM, é apresentado o erro, conforme imagem abaixo:

(NS_ERROR_FAILURE (0x80004005) MachineWrap IMachine {e36a5081-a82a-40bd-9e4e-42a44d6ce50f})

Já verifiquei a versão do Virtual Box, excluir a primeira maquina virtual que eu crie e fiz nova e dessa vez o cód. do erro mudou, mas ainda assim não consigo iniciar a maquina. Quanto ao log do erro, não consegui encontrar no caminho sugerido, pois dentro da pasta da VM tenho apenas esses arquivos:

Aguardo retorno.

Obrigado.

Olá Iverson.

Estava pesquisando mais a fundo sobre esse erro, e descobri que ele é comum em sistemas Linux, na maioria das vezes por problema na instalação do próprio Virtual Box, algo que pode ter ficado corrompido, ou incompatibilidade com o sistema operacional.

• Das principais soluções, você pode desinstalar e instalar o Virtual Box novamente.

• Instalar uma versão diferente do Virtual Box

• Atualizar o seu sistema operacional

Caso não funcione, veja se alguma dessas soluções no seguinte link te ajudam: VirtualBox NS_ERROR_FAILURE (0x80004005) macOS

Qualquer coisa estou a disposição.