1
resposta

[Bug] Erro ao executar o projeto (Exception: Gradle task assembleDebug failed)

FAILURE: Build failed with an exception.

* What went wrong:
Could not open settings generic class cache for settings file 'C:\Fluttercode\alura_flutter_curso_2-Aula_4\android\settings.gradle' (C:\Users\User\.gradle\caches\6.7\scripts\f0emg6u6oecmxqzgk5g9nn4ui).
> BUG! exception in phase 'semantic analysis' in source unit '_BuildScript_' Unsupported class file major version 61

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

* Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 2s
Exception: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1

A partir do final da Aula 3 (Navegação e Rotas) eu recebo essa resposta toda vez que tento executar o projeto, seja no meu celular ou em algum emulador. Baixei o projeto do instrutor e executei sem alterar nada para verificar e ele apresenta o mesmo erro, testei com os projetos das aulas seguintes e o problema persiste tanto no VScode quanto no AndroidStudio. Eu imagino que seja um problema específico no computador que estou utilizando, mas não consigo descobrir do que se trata e o Google não me ajudou muito.

Alguém teria uma sugestão de como proceder?

1 resposta

Oi Rayan, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar. Vi que você já finalizou o curso mas irei responder com algumas dicas do que poderia estar acontecendo.

Esse tipo de erro pode ser bastante frustrante, mas vou tentar te ajudar a encontrar uma solução.

Pelo que você descreveu, parece que o problema pode estar relacionado à versão do Gradle que está sendo usada no seu projeto. O erro menciona que existe uma incompatibilidade com a versão do arquivo de classe.

Uma sugestão para resolver esse problema é verificar a versão do Gradle que está configurada no arquivo build.gradle do seu projeto. Você pode tentar alterar a versão do Gradle para uma mais recente e ver se isso resolve o erro. Para atualizar o Gradle em seu projeto Flutter, você pode editar o arquivo android/build.gradle e alterar a versão do Gradle para a versão mais recente.

Outra opção é verificar se a versão do Flutter que você está usando é compatível com a versão do Gradle. É importante garantir que as versões estejam alinhadas para evitar conflitos.

Além disso, certifique-se de que você possui todas as dependências corretas instaladas no seu ambiente de desenvolvimento. Isso inclui o Flutter SDK, o Android SDK e as ferramentas do Gradle.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a resolver o problema. Lembre-se de sempre fazer backup dos seus arquivos antes de realizar qualquer alteração.

Um abraço e bons estudos.