1
resposta

[Bug] Erro ao criar dataset

Ao tentar criar o dataset usando o designer de consulta, após ter publicado o dashboard no meu workspace e carregado a fonte de dados no Report Builder, me deparo com erro de acesso não permitido, conforme imagem em anexo. Alguém já passou por isso ou pode me ajudar como resolver?

Obs.: Já tentei adicionar as credenciais da minha conta do PowerBI novamente e o erro persiste.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Oii, Antonio! Como vai?

Sinto muito por esse impedimento, vamos juntos buscar uma forma de resolver, pois esse erro pode ser gerado por vários fatores. Quando a um erro de acesso não permitido ao criar um dataset, pode ser que precise de permissões para a acessar as fontes dados, ou as credenciais estão incorretas, problemas com a rede e, até mesmo, com o Report Builder.

Você ja revisou as crendeciais e isso é ótimo, então, tendo isso como base, vamos verificar alguns pontos para poder reparar:

  • Podemos verificar a configuração do firewall.Digite Firewall e proteção de rede no campo de pesquisa do seu computador (geralmente fica no canto inferior esquerdo da sua tela). Abrirá uma janela chamada Segurança Windows (no meu caso, o sistema operacional, é Windows) e revise se o acesso à ferramenta está sendo bloqueada pelo antivírus ou firewall.

Captura de tela no menu Iniciar do Windows, que está localizado no canto inferior esquerdo da tela.

  • A conexão com a internet pode prejudicar também, é interessante olhar se a conexão está estável.
  • Para verificar as permissões de acesso, você pode seguir as etapas que listei neste tópico.
  • E, por fim, desinstale e instale novamente a ferramenta a versão mais recente e repita o processo.

O link para download do Report Builder e você pode seguir os passos desta atividade com bastante cautela.

Espero que dê certinho. Qualquer dúvida, conte conosco para podermos te ajudar.

Bons estudos, Antonio!