1
resposta

[Bug] Dúvida sobrei implementação do HTTPS

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Minha página do https://localhost:8000/ fica com o risco em cima do https.

Já na página do front não consigo mais cadastrar ou fazer login

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Ola!

Bruno, o que você está vendo é o comportamento esperado quando usamos um certificado digital autoassinado (gerado pelo OpenSSL localmente).

O navegador mostra o risco no https://localhost:8000/ porque ele não reconhece esse certificado como confiável afinal, não foi emitido por uma Autoridade Certificadora (CA), mas sim criado manualmente no seu computador.
Isso não significa que o HTTPS não está funcionando; apenas que o navegador não confia no certificado.

Sobre o problema de não conseguir cadastrar ou fazer login no front-end, os motivos mais comuns são:

  1. O front ainda está tentando acessar http://localhost:8000 em vez de https://localhost:8000.

    • No código do front, verifique a configuração da URL da API (provavelmente em algum services/api.js ou .env).
    • Troque de http para https.
  2. CORS com HTTPS

    • Se o back-end não estiver configurado para aceitar requisições HTTPS vindas do localhost:3000, pode dar erro de comunicação.
    • Nesse caso, ajuste as regras de CORS no seu server.js.
  3. Certificado não aceito pelo front

    • Como o certificado é autoassinado, o navegador e o fetch/axios do front podem bloquear a requisição.
    • A solução simples em ambiente de desenvolvimento é aceitar o certificado manualmente no navegador (clicar em "Avançado" → "Prosseguir para localhost").
    • Depois disso, o front conseguirá enviar as requisições normalmente.