Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Bug] Duvida e um bug no Console.log da aula 1 - Comparando variáveis?

Uma ajuda pessoal! Estou começando hoje e já estou com essa dúvida: Segui os passos da aula 1 e escrevi este código no VS code:

alert('Boas-vindas ao jogo do número secreto')

let numeroSecreto = 5;

let chute = prompt ("Escolha um numero entre 1 e 10");

If (numeroSecreto == chute) {

console.log ("isso aí! Vc descobriu o número secreto (5)");

}

Porém, ao entrar no html do jogo como na aula, ao clicar em inspecionar na pagina, aparece a seguinte mensagem:

Uncaught SyntaxError: Unexpected token '{'

Porque na aula isso não acontece, sendo o código igual ao que os professores estão apresentando no tópico "comparando variáveis"?

4 respostas

Oi Edson,

O erro Uncaught SyntaxError: Unexpected token '{' indica um problema na sintaxe do seu código JavaScript.

Especificamente, o problema está na linha do if. Em JavaScript, a palavra-chave if deve ser escrita com a primeira letra minúscula, ou seja, if e não If. 😐

O código correto seria:

alert('Boas-vindas ao jogo do número secreto');
let numeroSecreto = 5;
let chute = prompt("Escolha um numero entre 1 e 10");

if (numeroSecreto == chute) {
  console.log("isso aí! Vc descobriu o número secreto (5)");
}

A diferença crucial é o if em minúsculo. JavaScript é sensível a maiúsculas e minúsculas, então If é diferente de if. 🤔

Para saber mais:

Continue praticando e explorando o mundo da programação! 💪

tux matrix Caso este post o tenha ajudado, marque-o como solucionado ☑️. Bons Estudos! 🤓

Olá boa tarde! No meu também aparecia este mesmo erro, aí percebi que a linha do if está diferente.

if (chut == numeroSecretro) {

Arrumei e deu tudo certo quando eu coloco o número 5 aparece a mensagem lá na parte do console.

solução!

Valeu gente! Deu certo!!!! Obrigado!!! ;)

block