Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Bug durante adição de elemento / Crash ao deletar elemento

Estou com o mesmo problema do Renan, porém não entendi a solução que ele implementou. "O meu código está funcionando. Porém está com um bug. Quando um novo item é adicionado à lista, ele não aparece prontamente. Somente quando saio do aplicativo, usando o botão voltar, e abro o app novamente o item adicionado anteriormente na Activity de formulário aparece na listagem. Caso eu adicione um item e tente editar um outro outro qualquer já existente na listagem, sem sair do app primeiro, recebo essa exceção:"

01-29 10:25:56.690 26157-26157/com.alura.agenda E/AndroidRuntime: FATAL EXCEPTION: main
    Process: com.alura.agenda, PID: 26157
    java.lang.IllegalStateException: The content of the adapter has changed but ListView did not receive a notification. Make sure the content of your adapter is not modified from a background thread, but only from the UI thread. Make sure your adapter calls notifyDataSetChanged() when its content changes. [in ListView(2131230750, class android.widget.ListView) with Adapter(class com.alura.agenda.ui.adapter.ListaAlunosAdapter)]
        at android.widget.ListView.layoutChildren(ListView.java:1573)
        at android.widget.AbsListView$CheckForTap.run(AbsListView.java:3311)
        at android.os.Handler.handleCallback(Handler.java:739)
        at android.os.Handler.dispatchMessage(Handler.java:95)
        at android.os.Looper.loop(Looper.java:148)
        at android.app.ActivityThread.main(ActivityThread.java:5417)
        at java.lang.reflect.Method.invoke(Native Method)
        at com.android.internal.os.ZygoteInit$MethodAndArgsCaller.run(ZygoteInit.java:726)
        at com.android.internal.os.ZygoteInit.main(ZygoteInit.java:616)
01-29 10:25:58.783 26157-26157/com.alura.agenda I/Process: Sending signal. PID: 26157 SIG: 9
1 resposta
solução!

Oi Fernando, pelo erro, o que está acontecendo é que você tem dados para mostrar na lista, fez alterações no adapter, mas ele tipo não foi notificado que houve mudança para que a view fosse atualizada.

O que você precisa fazer é nos métodos atualiza e remove do seu adapter, chamar o método notifyDataSetChanged()