5
respostas

[Bug] driver não encontrado

Quando executei o código, apareceu esse erro. Alguém pode ajudar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Olá, Yuri! Tudo bem?

O erro que você está enfrentando é relacionado ao driver não encontrado. Isso geralmente acontece quando o código está tentando acessar um driver específico, mas ele não está instalado ou configurado corretamente.

Para resolver esse problema, você pode seguir algumas etapas:

1. Localize o arquivo php.ini do seu ambiente PHP. Geralmente, está localizado na pasta php do diretório de instalação do PHP. Por exemplo, C:\php\php.ini.
  2. Abra o arquivo php.ini em um editor de texto.
  3. Procure a linha que contém ;extension=pdo_mysql e remova o ponto-e-vírgula (;) no início dessas linhas para habilitar as extensões.
  4. Salve o arquivo php.ini e feche-o.
  5. Reinicie o servidor web ou o serviço PHP para que as alterações tenham efeito.

Tente seguir o passo o passo e depois volta aqui e conta pra gente se deu certo :)

Oi Vinicius, vou bem e vc?

Cara, tentei aqui de novo e não deu certo. Tipo, eu desinstalei o MySQL e alterei o PATH do PHP nas variáveis mas nada funcionou. Quando instalei o MySQL da última vez, não apareceu pra mim a opção para desenvolvedor. Sinceramente não sei o que possa ser ou o que estou fazendo de errado. Teria algum outro tutorial ou alguma forma alternativa? Como posso prosseguir?

Estou bem, Yuri. Obrigado por perguntar :)

Eu acho que o seu MySQL estava instalado corretamente. O que pode ter ocorrido é o PHP não reconhecer o arquivo php.ini, logo não vai reconhecer a extensão.

O que você pode fazer:

1. Verifique se você está alterando o arquivo php.ini correto, para isso, abra o terminal e digite php --ini. Em seguida, no terminal será retornado na opção Loaded Configuration File a localização do arquivo. Se retornar o valor none, significa que não foi reconhecido. Então vá na pasta e veja se este arquivo está escrito exatamente da seguinte maneira: php.ini, pois há alguns casos que pode estar da seguinte forma: php.ini.ini, a qual é incorreta.
  2. Após localizar o arquivo php.ini, tente realizar o passo a passo que eu disse na resposta anterior.
  3. Abra o terminal e digite o seguinte comando php -m, este comando irá listar todas as extensões habilitadas

Tente seguir o passo a passo e depois volta aqui e conta pra gente se deu certo :)

Ah, e se der errado, diga qual o erro que apareceu ;)

Oi de novo Vinicius.

Achei um tutorial no youtube que mostrava uma forma de fazer o PDO diferente da que vc fez (ainda não entendo muito bem sobre o assunto rs), mas provavelmente deve ter esse conteúdo aqui na Alura. Enfim, eu consegui fazer e agora posso continuar seu curso. Valeu demais pelo seu tempo e ajuda. Provavelmente voltarei a ter dúvidas rs. Valeu boa noite.

Que bom que conseguiu resolver o problema, Yuri! Muito bom!

Aqui na Alura temos um curso de PDO, que inclusive é um dos pré-requisitos do curso de PHP e MySQL, vale a pena conferir: